Morreram 14 pessoas no sábado, num acidente de avião no município de Barcelos, estado do Amazonas, no Brasil. De acordo com as autoridades locais, a aeronave estava a tentar aterrar durante uma tempestade quando se despenhou, não tendo deixado sobreviventes.
Corpo do artigo
O piloto do avião EMB-110 (pequeno porte) estava a aproximar-se da cidade remota sob chuva intensa, com pouca visibilidade, e parece ter começado a aterrar inadvertidamente a meio da pista, explicou o secretário de Estado da Segurança do Amazonas, Vinicius Almeida, em conferência de imprensa.
O avião ficou sem pista de aterragem suficiente e caiu, matando todos os 12 passageiros e dois tripulantes. As investigações iniciais indicam que as vítimas eram turistas brasileiros que viajavam para a região para praticar pesca desportiva no Rio Negro, informou o governo estadual, em comunicado.
Os meios de comunicação social mostraram o avião num caminho de terra batida, com a parte da frente amassada na vegetação. A aeronave estava a dirigir-se da capital do estado, Manaus, para Barcelos, um voo de cerca de 90 minutos.
As autoridades afirmaram que dois aviões que se aproximavam de Barcelos, por volta da mesma hora, voltarm a Manaus devido ao mau tempo. O portal brasileiro "G1" relata que os moradores das proximidades do aeroporto foram os primeiros a chegar ao local, ajudando as equipas de emergência a retirar os corpos das vítimas do avião.
A força aérea e a polícia brasileira vão investigar o acidente, tendo em conta que há vários pormenores por analisar.