Uma cerveja por um voto: cidade alemã oferece bebida para atrair eleitores às urnas
A cidade alemã de Duisburg está a oferecer uma cerveja a quem votar antecipadamente nas eleições de 23 de fevereiro, como forma de combater a fraca participação eleitoral.
Corpo do artigo
De acordo com o jornal "Politico", as pessoas devem votar entre as 10 horas e as 14 horas de sábado, dia 15 de fevereiro, uma semana antes do dia das eleições. Depois de saírem da área de voto, receberão uma bebida, bem como petiscos.
As autoridades da cidade têm procurado novas formas de chegar aos eleitores que não leem os meios de comunicação tradicionais ou prestam atenção às campanhas de informação da cidade. Mas a novidade chegou às redes sociais. “Os meus filhos têm 15 e 17 anos e disseram: ‘Pai, estás no TikTok!’”, disse Martin Murrack, o autarca da cidade, ao mesmo jornal. “Está realmente a causar impacto e a ser discutida nas classes sociais que normalmente teria dificuldade em atingir".
Cerca de 68% dos eleitores elegíveis da cidade participaram na última eleição federal em 2021, cerca de 8,5 pontos percentuais abaixo da média nacional. Além disso, um círculo eleitoral em Duisburg teve a menor participação do país, de 63%.
A cidade já tentou atrair os eleitores às urnas com cerveja uma vez. Antes das eleições do Parlamento Europeu do ano passado, foi oferecida uma cerveja sem álcool aos eleitores que entregaram os seus votos antecipadamente, mas muito poucas pessoas aceitaram.
Desta vez, a cidade vai acolher o evento no centro da cidade, em vez de num subúrbio como fazia anteriormente, oferecendo cerveja com álcool para além de sem álcool, e convocando o comité local do Carnaval para colaborar no evento. Este ano, as comemorações do Carnaval terão início a 27 de fevereiro na região.
Como as pessoas não podem registar-se com antecedência, a cidade não sabe quantas pessoas vão realmente aparecer no dia 15 de fevereiro. Porém, o autarca considera que seria um sucesso se atraíssem entre 100 e 150 pessoas.
Os alemães beberam uma média de 88 litros de cerveja em 2023. Embora esta quantidade tenha diminuído ligeiramente nos últimos anos, continua a ser superior à de todos os países da União Europeia, exceto a Chéquia e a Áustria.