Os munícipes de Vila Nova de Gaia podem, a partir desta terça-feira, recorrer a um simulador digital para testar as mudanças estruturais que queiram fazer na sua habitação, uma ferramenta lançada pela empresa municipal Gaiurb.
Corpo do artigo
Em comunicado, a empresa descreve o novo simulador como "uma ferramenta simples e intuitiva para a determinação de qual o procedimento aplicável à obra que se pretende realizar, orientando os técnicos e os promotores, o que se traduz em economia de tempo e de recursos, permitindo um maior rigor e celeridade na apreciação das operações urbanísticas".
Com a publicação do Simplex Urbanístico, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro, foram introduzidas alterações significativas ao nível dos procedimentos de controlo prévio ou de isenção.
O novo diploma, que altera o DL 555/99 de 16 de dezembro, permite uma desburocratização de todo o procedimento, clarificando a identificação do procedimento aplicável à operação urbanística, que poderá estar sujeita a licenciamento, comunicação prévia, comunicação com prazo, legalização ou mesmo isenta de controlo prévio, descreve a nota de imprensa.
Citado pelo comunicado, o presidente do Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, afirma que a nova ferramenta surge para "acrescentar celeridade e eficácia aos processos o que traduz o perfil e o ADN inovador e de procura de um serviço público ágil e que dê resposta ao cidadão".