Equipamentos geridos pelas autarquias não estão abrangidos pelo programa Creche Feliz. Municípios defendem inclusão e alguns já fizeram diligências.
Corpo do artigo
As creches municipais não estão abrangidas pela gratuitidade do programa Creche Feliz, lançado pelo Governo. As crianças que frequentam estes equipamentos ficam, por isso, de fora deste apoio. Os pais consideram que a “discriminação não faz sentido” e dizem tratar-se de uma “grande injustiça”. Já as câmaras ouvidas pelo JN defendem a inclusão dos equipamentos geridos pelos municípios no programa e algumas já fizeram diligências junto da tutela ou da Segurança Social para sensibilizar nesse sentido. É o caso de Paredes, Sardoal e Almeirim.
Na Amadora, por iniciativa da Câmara, o Executivo aprovou para este ano letivo a gratuitidade nas duas creches geridas pela Autarquia “para todas as crianças nascidas a partir de setembro de 2021, como estipulado pelo programa Creche Feliz”. Os custos são suportados pela Autarquia. Em Idanha-a-Nova, as creches municipais são gratuitas desde a sua criação.