O rei da Noruega Harald V, de 87 anos, teve de ser hospitalizado durante umas férias com a mulher na Malásia devido a uma infeção.
Corpo do artigo
O rei vai ficar hospitalizado na ilha de Langkawi e ainda não se sabe quando voltará a casa, informou a Casa Real da Noruega em comunicado divulgado na quarta-feira.
O “médico pessoal do rei está em Langkawi e confirma que o rei está a melhorar da infecção. Sua Majestade está bem cuidada no hospital e a receber bom tratamento”, lê-se no comunicado. “Sua majestade permanecerá no hospital durante mais alguns dias. Ainda não foi tomada qualquer decisão sobre o regresso a casa”, acrescentou.
Na sua ausência, o príncipe herdeiro Haakon, de 50 anos, assume o cargo de regente. O príncipe disse aos jornalistas que o pai está “de bom humor” e que falou com ele por chamada telefónica na quarta-feira. “É claro que a idade dele significa que é bom tratar bem isto. Eles são muito bons no hospital”, disse Haakon. “Não sabemos quando voltará para casa. Teremos de decidir sobre isso mais tarde".
De acordo com o calendário da casa real, a primeira tarefa oficial de Harald V após as férias está marcada para 8 de março, quando deverá presidir, com Haakon, o conselho de estado, uma reunião mensal com o governo, no palácio real em Oslo.
Histórico de problemas de saúde
Harald V, que é o mais velho monarca europeu em funções, usa muletas para se movimentar e tem tido vários problemas de saúde nos últimos anos. Com histórico de problemas respiratórios e de uma cirurgia cardíaca, o rei esteve de baixa médica devido a uma infeção respiratória em janeiro, poucos dias depois de rejeitar as especulações de que poderia abdicar ao trono, seguindo o exemplo da sua prima em segundo grau, a rainha Margarida II da Dinamarca.
“Mantenho o que sempre disse, que prestei um juramento ao Storting [parlamento] e é para toda a vida”, disse Harald V, citado pela imprensa norueguesa.
Antes, em dezembro, o rei esteve internado com uma infeção e foi tratado com antibióticos intravenoso. Em agosto passado, foi internado com febre.