A Renault já abriu as reservas para o tão aguardado Renault 5 Turbo 3E, um "mini-supercarro" elétrico que presta homenagem aos icónicos Renault 5 Turbo e Turbo 2. Esta reinterpretação moderna apresenta uma arquitetura de 800V e impressionantes 540 cavalos nas rodas traseiras. Custa 155 mil euros.
Corpo do artigo
O sistema de reservas dedicado permite aos entusiastas garantir um dos 1.980 exemplares numerados, num processo que envolve o preenchimento de um formulário online no site da Renault, seguido de um contacto com um concessionário para agendar uma reunião.
A assinatura de um formulário de reserva e o pagamento de 50 mil euros conferem ao cliente o direito de prioridade na aquisição do Renault 5 Turbo 3E, bem como a possibilidade de escolher o número da sua unidade (mediante pagamento adicional).
O preço de lançamento provisório e recomendado para os primeiros 500 clientes que formalizarem uma reserva prioritária na rede Renault (que abrange a Europa, incluindo o Reino Unido, o Médio Oriente, o Japão e a Austrália) é de 155 mil euros (IVA incluído, excluindo opções e personalização).
Fase de personalização
No início de 2026 começa a fase de personalização, altura em que os clientes serão contactados para especificarem as suas preferências. Além das cores históricas dos Renault 5 Turbo e Turbo 2, estarão disponíveis novas opções de personalização, incluindo a possibilidade de colaboração com os designers da Renault para criar decorações exteriores e interiores únicas, escolhendo cores e materiais para diversos elementos do veículo.
As primeiras entregas do Renault 5 Turbo 3E configurados e encomendados estão previstas para o primeiro semestre de 2027, sob reserva de homologação. O valor pago na reserva será deduzido do montante final a pagar.
Sistema inovador
Ivan Segal, Diretor Mundial de Vendas e Operações da marca Renault, destacou o inovador sistema de reservas, que envolve tanto os concessionários como os primeiros clientes no pré-financiamento do projeto, sublinhando a sua importância para o desenvolvimento e lançamento do Renault 5 Turbo 3E.
"Orgulhamo-nos de ter conseguido envolver os nossos concessionários, bem como os primeiros clientes, no processo de pré-financiamento do Renault 5 Turbo 3E. Para isso, implementámos um sistema de reserva inovador, adequado a este automóvel excecional, grande vetor de imagem da marca Renault. Por um lado, permite aos clientes assegurar uma reserva prioritária na rede. Por outro lado, permite-nos finalizar o desenvolvimento do Renault 5 Turbo 3E e lançar as primeiras unidades em 2027. O Renault 5 Turbo 3E não poderia ter nascido sem este processo totalmente novo, que demonstra a capacidade do Grupo Renault de inovar nos esquemas de comercialização de projectos extraordinários", referiu Ivan Segal, Diretor Mundial de Vendas e Operações da marca Renault.
Técnica
Construído sobre uma plataforma de alumínio específica, o Renault 5 Turbo 3E tem 4,08 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e 1,38 metros de altura. Está equipado com dois motores elétricos nas rodas traseiras, que debitam 540 cv de potência e um binário de 4800 Nm.
A sua superestrutura em carbono contribui para um peso inferior a 1.450 kg, permitindo uma aceleração de 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos. A bateria de 70 kWh, com um carregador de corrente contínua até 350 kW (graças à arquitetura de 800V), permite carregar de 15 a 80% em apenas 15 minutos, com uma autonomia WLTP superior a 400 quilómetros.
O desenvolvimento do Renault 5 Turbo 3E contou com a experiência de várias empresas do Grupo Renault: a Alpine foi responsável pelo desenvolvimento (e montagem em Dieppe); a Ampere contribuiu com software e arquitetura eletrónica; e a Mobilize forneceu soluções para facilitar a utilização de veículos elétricos, como o Plug & Charge e o carregamento bidirecional (V2L e V2G).
Após a fase de reservas, o Renault 5 Turbo 3E será exibido nas recém-inauguradas lojas RNLT em várias cidades europeias e no Médio Oriente, culminando na sua apresentação no Festival de Velocidade de Goodwood, de 10 a 13 de julho de 2025.