O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, afirmou que a descida da Taxa Social Única é uma possibilidade que será avaliada caso haja margem orçamental para tal e será discutida com o PS e com a 'troika'.
Corpo do artigo
"Iremos avaliar a possibilidade de, no contexto do Orçamento de 2013, efetuar uma redução específica da contribuição para a segurança social pelos empregadores como forma de estimular a criação de emprego. Naturalmente, a concretização desta iniciativa é condicionada pela existência de espaço orçamental suficiente", afirmou Vitor Gaspar numa conferência de imprensa em Lisboa, onde apresentou as conclusões do quarto exame da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) à evolução do programa contratado com Portugal.
O ministro salientou que as previsões da taxa de desemprego de 15,5% este ano e de 15,9% em 2013 "não têm em conta essa medida", mas referiu que "esta medida está em análise".
Há a "possibilidade de esta [medida] ser discutida com forças relevantes incluindo com o maior partido da oposição. Será discutida também com o Fundo Monetário Internacional, com o Banco Central Europeu e com a Comissão Europeia", revelou o ministro das Finanças.
Vítor Gaspar destacou a possibilidade da descida da Taxa Social Única (TSU) pelos empregadores se destina a combater o desemprego e a fomentar a contratação pelas empresas.