A Polícia Nacional espanhola deteve esta terça-feira um homem estrangeiro que pretendia atentar, com gases asfixiantes, contra os opositores à visita do papa Bento XVI a Madrid, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
Corpo do artigo
Segundo informou a Polícia Nacional o homem, cuja identidade não foi revelada, estava em Madrid a estudar no Instituto de Química Orgânica Geral do Conselho Superior de Investigações Cientificas e pretendia atentar contra opositores à visita a Madrid de Bento XVI com gases asfixiantes e outras substâncias químicas.
A polícia encontrou na casa onde o homem residia documentação com anotações de processos químicos não relacionados com os seus estudos.
Fontes jurídicas adiantaram que o detido terá alegadamente anunciado a sua intenção de atentar contra os opositores da vista do papa em vários fóruns da Internet.
Estima-se que 5.000 pessoas possam participar na quarta-feira numa manifestação de contestação ao gasto público com a visita de Bento XVI que é organizada por mais de uma centena de organizações civis e laicas espanholas.