O Cardeal-Patriarca de Lisboa, José Policarpo, pediu "disponibilidade interior para escutar" aos jovens que partiram para as Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem entre esta terça-feira e domingo em Madrid.
Corpo do artigo
"Se forem à procura de vós mesmos ou de projectos já realizados não vos deixareis surpreender pela palavra", considerou José Policarpo, numa mensagem de vídeo publicada no site de Internet do Patriarcado de Lisboa.
Segundo o Cardeal-Patriarca de Lisboa, o contexto criado pela presença do Papa Bento XVI, em Madrid, e pelas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) pode predispor os jovens portugueses "para uma escuta mais profunda e uma disponibilidade maior para seguir em frente no projeto cristão".
"As jornadas seriam apenas um ato cultural senão tivessem consequências nessa linha de vos despertar para uma generosidade para uma ousadia de serem cristãos a sério no Mundo de hoje", sublinhou.
José Policarpo salientou o facto de alguns jovens serem acolhidos noutras igrejas locais de Espanha antes de chegarem a Madrid.
"Este não é um pormenor. As JMJ um dos convites que fazem é a uma descoberta da igreja no seu realismo, da maneira como está implantada na sociedade e na história. A importância de uma igreja local é muito grande (...) e vão sentir isso particularmente nas dioceses que vos vão acolher", defendeu.
O Cardeal-Patriarca pediu ainda "continuidade" aos jovens que vão participar nas JMJ.
"Quando voltarem conto convosco para crescerem na fé e para serem testemunhas vivas desta ousadia que eu partilho convosco de acreditar em nosso senhor Jesus Cristo", disse.