Já está em marcha o Centro de Coordenação Operacional para receber peregrinos
Para receber os cerca de 1,5 milhões de jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude e o Papa Bento XVI, a polícia de Madrid activou, esta terça-feira, o Centro de Coordenação Operacional.
Corpo do artigo
O Centro de Coordenação Operacional (CECOR) , que vai estar em funcionamento até ao final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no próximo domingo, é formado por representantes de 13 organismos e instituições espanholas, incluindo as forças de segurança, a secretaria de Estado da Segurança, o Ministério da Defesa, a Casa Real e a presidência do Governo.
Foi, entretanto, montado um forte dispositivo de segurança e protecção pública, que tem com principal objectivo garantir a segurança, a ordem pública e a organização logística do evento.
Para acompanhar os participantes que participam na JMJ, onde se espera a realização de centenas de actividades culturais e religiosas e o corte de grande parte do centro da capital espanhola, estão destacados mais de quatro mil polícias municipais e quatro mil efectivos médicos e da protecção civil.
Para garantir a segurança das actividades e dos participantes foi criado um plano baseado "numa estrutura de círculos concêntricos", que tem como objectivo analisar toda a informação sobre eventuais incidentes, e depois determinar qual a resposta a ser dada.
No total, são dez os pontos permanentes de supervisão para responder a casos que possam ser considerados, potencialmente, de maior risco. Vão existir ainda 20 postos médicos avançados e 12 de atenção secundária, onde se encontrarão cerca de 150 efectivos de emergência e oito unidades móveis que vão permanecer em pré-alerta.