A coligação de esquerda dirigida por Pier Luigi Bersani lidera o resultado das legislativas italianas, com 34,5% dos votos, indicou, esta segunda-feira, uma sondagem à boca das urnas do instituto Tecné para a cadeia de televisão Sky TG24.
Corpo do artigo
A coligação de direita de Silvio Berlusconi obteve 29% dos votos, de acordo com a mesma sondagem.
A televisão adiantou que a esquerda vai ter a maioria também no Senado, com 163 lugares.
O antigo cómico Beppe Grillo conseguiu perto de 20% dos votos, sendo que o Movimento Cinco Estrelas, cujo programa prevê um rendimento mínimo para os desempregados e a abolição do financiamento dos partidos políticos, obteve 19% dos votos para a Câmara dos Deputados (câmara baixa do Parlamento) e 16,5% para o Senado (câmara alta).
Uma outra sondagem, realizada à boca das urnas para a cadeia de televisão pública RAI, indica que a esquerda italiana também venceu as eleições regionais, que decorreram em três regiões do país, em paralelo com as legislativas de domingo e desta segunda-feira.
Os presidentes de direita destas três regiões - Lácio, Molise e Lombardia - foram obrigados a demitir-se, na sequência de uma séria de escândalos, precipitando a antecipação do escrutínio.
Na região estratégica da capital italiana, Lácio, a esquerda surge à frente com 52% a 54% dos votos contra o candidato da direita, entre 28 e 30%.
Na pequena região de Molise, a esquerda obteve entre 47 e 49% dos votos contra a direita (entre 26 e 28%).
Na rica Lombardia, bastião da direita, os dois candidatos estavam empatados com entre 42 e 44%, para cada um deles.
A contagem oficial dos boletins de voto para as regionais só começará na terça-feira, às 13 horas TMG (mesma hora em Portugal Continental).