Austrália enfrenta ciclone destrutivo e autoridades alertam para "experiência angustiante"
Um ciclone de escala máxima está a seguir em direção a uma área densamente povoada da Austrália e será uma "calamidade", avisaram, esta quinta-feira, as autoridades que estão a evacuar algumas povoações de urgência.
Corpo do artigo
As autoridades alertaram também os milhares de habitantes da região para se preparem para uma experiência "angustiante e assustadora".
São esperadas chuvas torrenciais, inundações, rajadas de vento até 285 quilómetros por hora e marés gigantescas, avisaram as autoridades, que já evacuaram quase mil casas situadas na rota do ciclone.
No entanto, em algumas povoações, por ser já demasiado tarde para deslocar os habitantes, as pessoas foram aconselhadas a fecharem-se no sítio mais seguro das suas casas.
"Vai ser uma calamidade, não há dúvidas sobre isso", disse o comissário da polícia de Queensland, Ian Stewart, acrescentando que é "uma situação desesperante".
"O nosso foco principal é a segurança das pessoas naquela área", acrescentou.
O ciclone tropical Márcia deve atingir a costa de Queensland, nordeste do país, sexta-feira de manhã (final da noite de quinta-feira em Portugal Continental) e causar danos significativos, depois de ser sido atualizado para a escala cinco, a mais grave.
Segundo as últimas previsões, o ciclone tem cerca de 70 quilómetros de largura e deve entrar por terra pela cidade de Yeppoon, a cerca de 670 quilómetros a norte de Brisbane.