O espaço aéreo do Reino Unido vai manter-se encerrado até à 01:00 hora de manhã, terça-feira. A nuvem de cinza vulcânica proveniente da Islândia está a diminuir na Europa e dirige-se agora para o Canadá.
Corpo do artigo
As autoridades de controlo aéreo britânicas anunciaram hoje, segunda-feira, a decisão de prolongar até, "pelo menos", a 01.00 horas de terça-feira (mesma hora em Lisboa) o encerramento do espaço aéreo do Reino Unido, devido à nuvem de cinzas vulcânicas que, desde quinta-feira, está a afectar o tráfego aéreo.
A área atmosférica abrangida pela nuvem de cinzas está a diminuir e a dirigir-se para oeste, em direcção ao Canadá, segundo informações divulgadas hoje, segunda-feira, pelo Instituto de Meteorologia (IM).
"Nota-se que a área abrangida está a diminuir e a deslocar-se para oeste. A última informação de que dispomos aponta para que a nuvem entre no espaço aéreo do Canadá, já no final do dia", declarou o meteorologista de serviço, Luís Serrano.
A nuvem de cinzas "não irá afectar" o território nacional de forma directa, acrescenta, recusando adiantar qualquer previsão quanto à sua dissipação. "É muito difícil fazer uma previsão dessas. É preciso ter em conta a intensidade do vento e outro parâmetros", explicou.
30% dos voos devem realizar-se
"Cerca de 30 por cento do número total de voos deverão realizar-se hoje (segunda-feira) na Europa, representando 50 por cento da superfície total do continente", indicou a Eurocontrol em comunicado.
"A Europa do sul - incluindo Portugal, Espanha, partes de Itália e de França, a região dos Balcãs, a Bulgária, a Grécia e a Turquia bem como partes da Europa do norte (Noruega e partes da Suécia) estão actualmente abertas ao tráfego civil", refere ainda a organização europeia para a segurança da navegação aérea.
Canadá
O Canadá já começou a suspender voos na costa atlântica do país. O jornal “The Globe and Mail” refere na sua edição on-line que o aeroporto internacional de San Juan de Terranova cancelou nove dos 13 voos previstos para esta manhã, com destino a cidades do Canadá e Estados Unidos.
As autoridades meteorológicas do Canadá referem que a nuvem de cinzas vulcânicas está a estender-se para a zona ocidental do Oceano Atlântico, podendo afectar os aeroportos de San Juan, Gander e Deer Lake.
Bélgica
O espaço aéreo da Bélgica vai continuar fechado pelo menos até às 20.00 horas (19.00 horas de Lisboa), anunciou o Ministério da Mobilidade belga.
Alemanha
O espaço aéreo alemão vai continuar encerrado até às 02.00 horas de amanhã, terça-feira (01.00 hora de Lisboa), anunciou a Agência de Segurança Aeronáutica (DFS), prolongando assim o prazo que já vigorava até ao fim do dia de hoje.
A proibição poderá, no entanto, ser alterada, logo que estiverem disponíveis os resultados da medição a efectuar por cientistas num voo de pesquisa, durante a tarde, disse o porta-voz da DFS, Axel Raab, em Langen (Frankfurt).
Itália
Também os responsáveis italianos anunciaram, em Roma, que o espaço aéreo do norte de Itália voltou a ser encerrado às 09.00 horas (08.00 horas em Lisboa), depois de recebidos os últimos boletins meteorológicos sobre a evolução da nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão islandês.
Finlândia
Os aeroportos de Turku e Tampere, fechados desde quinta-feira, vão reabrir entre as 12.00 horas e as 18.00 horas (10.00 horas e as 16.00 horas em Lisboa), anunciaram as autoridades portuárias.
O principal aeroporto finlandês, de Helsinquia-Vantas, manter-se-á encerrado.
Dinamarca
O espaço aéreo dinamarquês reabre acima dos 35 mil pés a partir das 10.00 horas (9.00 horas em Lisboa), mas mantêm-se as restrições abaixo desta altitude pelo menos até à 01:00 horas de terça-feira, anunciaram as autoridades aeroportuárias dinamarquesas.
Suécia
As autoridades ordenaram a abertura sucessiva de grande parte do espaço aéreo do país, incluindo os aeroportos de Arlanda (Estocolmo) e de Landyettrt (Gotemburgo), que estiveram fechados desde quinta-feira.
Com esta reabertura, os voos procedentes dos Estados Unidos poderão aterrar na Suécia.
Só o espaço aéreo numa pequena faixa no leste da Província de Finnmark, que faz fronteira com a Finlândia e com a Rússia, permanece encerrado.
Roménia
Às 9.00 horas (7.00 horas em Lisboa), os aeroportos de Timisoara e Arad, no oeste do país, reabriram e está previsto que às 13.00 horas de Lisboa reabram os aeroportos romenos de Bucareste, Craiova e Constanza.
As autoridades romenas planeiam a reabertura total do espaço aéreo romeno durante o dia.
Croácia
As autoridades croatas anunciaram a reabertura da totalidade do espaço aéreo nacional.
Esta medida, que permitiu a reabertura do último aeroporto encerrado, o de Osijek (leste), está em vigor desde as 23.20 horas de domingo (22.20 horas em Lisboa).
República Checa
O espaço aéreo da República Checa reabre às 11.00 horas (hora de Lisboa) por um período de 48 horas.
Suíça
A Suíça anunciou o prolongamento das restrições de voo pelo menos até às 07:00 horas de amanhã, de terça-feira, em Lisboa.
Coreia
A nuvem de cinzas poderá chegar ao espaço aéreo da península coreana já na amanhã, terça-feira, segundo informações da administração nacional meteorológica da Coreia do Sul.
A erupção de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, na passada quarta-feira, no sul da Islândia, originou uma nuvem de cinzas de grandes dimensões que provocou o encerramento de vários aeroportos do norte da Europa, criando perturbações no tráfego aéreo já consideradas mais graves do que as que se registaram na sequência dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.