O Presidente da República foi, esta sexta-feira, recebido no Porto com palmas e gritos por "Marcelo", tendo parado na rampa de acesso à Câmara para receber "um abraço" de Manuel do Laço, um adepto do Boavista Futebol Clube.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa chegou à Praça General Humberto Delgado, junto aos Paços do Concelho, às 11:00 em ponto, foi recebido pelo presidente da Câmara do Porto, acenou às centenas de populares que o aguardavam, ouviu o Hino Nacional e passou revista à Guarda de Honra.
Quando seguia para o edifício municipal, o novo PR parou a meio da rampa de acesso à porta principal da Câmara para dar um aperto de mão ao conhecido adepto do Boavista, vestido a rigor com o padrão axadrezado do clube, que lhe quis transmitir "um grande abraço, com muita saúde" e dizer que "está a trabalhar muito bem".
O PR foi, depois, recebido pelo presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, e ouviu sorridente duas músicas interpretadas pela Orquestra Juvenil da Bonjóia, a última das quais Viva La Vida, dos Coldplay.
Marcelo Rebelo de Sousa encerra hoje no Porto a cerimónia da tomada de posse iniciada na quarta-feira, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura que morreu em novembro.
Na primeira vez em que um PR estende ao Porto as formalidades ligadas à sua tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa é recebido oficialmente na Câmara, onde discursa pelas 11:30, vai à Galeria Municipal para ver a exposição "P. - uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso" e assiste a uma exibição de hip hop no bairro do Cerco, onde também visita um Centro de Dia.