Porto

Imigrantes que viviam em tendas no Porto foram realojados

Tendas já não estão debaixo do viaduto Igor Martins/Global Imagens

Os imigrantes que estavam a viver em tendas debaixo de um viaduto da linha de comboio em Campanhã, no Porto, já foram realojados. O caso foi denunciado pelo JN na quarta-feira, levando as entidades competentes a intervir.

O processo foi levado a cabo durante o fim de semana, pelo que o acampamento já foi retirado do terreno. Segundo conseguimos apurar, os imigrantes foram encaminhados para um hostel.

A Segurança Social revelou ao JN, na sexta-feira, que tinha sido encontrada uma solução de alojamento temporário para os 27 cidadãos marroquinos, argelinos e tunisinos que viviam em tendas, alguns há já um ano, por não encontrarem trabalho nem uma habitação que pudessem pagar.

"No âmbito do trabalho realizado com o Alto Comissariado para as Migrações, nos próximos dias serão realizadas ações de acompanhamento com entrevistas, de forma a encontrar uma resposta individualizada para cada um dos cidadãos, possibilitando a integração social dos mesmos e a satisfação das suas necessidades", disse aquela entidade.

Com alojamento temporário garantido, os imigrantes continuam à procura de trabalho, que lhes permita pagar uma habitação.

Após a reunião de Câmara do Porto desta segunda-feira, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, alertou para a necessidade de se alterar o regulamento do Conselho Municipal das Comunidades Migrantes. A autarca adiantou que "o presidente da Câmara disse que na próxima reunião haveria uma resposta".

"É com esperança que fico à espera que volte a ser discutido este tema tão importante para as políticas inclusivas no Porto", declarou Ilda Figueiredo.

Adriana Castro e João Nogueira