Depois de uma primeira edição com várias caminhadas esgotadas, o Alentejo Walking Festival está de volta com um leque alargado de percursos pedestres por todo o território alentejano. As inscrições já abriram e a participação é gratuita.
Depois de uma primeira edição de sucesso, que esgotou as inscrições na maioria dos 50 percursos pedestres que compunham o programa, e reunindo mais de 800 participantes, o Alentejo Walking Festival - Caminhadas do Alentejo está de regresso com uma nova edição, a decorrer entre 30 de outubro e 9 de novembro, em múltiplos municípios do território alentejano.
A iniciativa, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio das autarquias que integram a rede de caminhadas, tem como objetivo "promover a região enquanto destino de caminhadas, fruto da sua vasta rede de percursos pedestres, enquadrada na biodiversidade, cultura e património", lê-se em comunicado.
O arranque do festival, a 30 de outubro, dá-se com a conferência "Redes Municipais de Percursos Pedestres", a acontecer no Centro Ciência Viva do Lousal, em Grândola, onde terá também lugar a apresentação da nova Rede de Percursos Pedestres da Faixa Piritosa. Já dia 1, acontece o Passeio Promocional em Mértola, com direito a almoço.
Já no fim de semana de 8 e 9 de novembro, há um leque alargado de caminhadas em locais como Santiago do Cacém, Odemira, Sines, Grândola e Alcácer do Sal, na zona mais litoral; Alter do Chão, Arroches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel, no Alto Alentejo; Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa no Alentejo Central; e Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira no Baixo Alentejo. As entradas são livres, as caminhadas acontecem sempre a partir das 9h30, e as inscrições já estão abertas para quem quer participar. Basta ir ao site do festival.