Evasões

Sugardaddies: a nova pizaria de Alvalade traz pizas leves e saborosas, a bom preço

Sugardaddies, Alvalade Foto: Rita Chantre

O verão trouxe uma nova pizaria a Alvalade, pelas mãos de dois amigos italianos. Com preços bastante acessíveis, as pizas da Sugardaddies são um híbrido entre as napolitanas e as romanas, e casam produtos italianos e nacionais.

Da mesma forma que o próprio nome nasce da provocação e do humor, em doses iguais, também a decoração do novo inquilino de Alvalade segue a mesma lógica: há garrafas de destilados a servirem de base de candeeiros; quadros com desenhos de lábios e de uma Monalisa a fumar charuto; e frases iluminadas em néon onde se lê "Falarei contigo toda a noite". Numa das paredes, estão penduradas as camisolas de futebol das equipas locais de Bergamo e Taranto, as cidades onde nasceram Davide Dellamuzia e Eros Colella, os dois italianos que abriram, há apenas dois meses, a Sugardaddies, nova pizaria de Lisboa.

O projeto começou no ano passado, como uma dark kitchen em Picoas, focada no takeaway e nas entregas, mas foi crescendo em nome e público, também a reboque dos seus preços acessíveis, cada vez mais difíceis de encontrar na capital. "As pessoas pediam-nos um local maior, onde se pudessem sentar a comer", conta Eros. "Aqui, temos uma piza para todos os gostos. Os preços são intencionalmente baixos. A nossa ideia é termos um espaço aberto a todos", adianta.

Apesar de partilharem a nacionalidade, os dois conheceram-se, por acaso, em Franca, onde trabalharam juntos num restaurante em Marselha, onde também partilharam casa, até se tornarem amigos. A chegada a Lisboa deu-se há três anos.

Na carta, há 16 pizas à escolha, que casam produtos premium italianos - as farinhas, os tomates, as mozarelas, por exemplo -, com alguns frescos nacionais. São um híbrido entre as pizas napolitanas e as romanas, ou um meio termo entre estas, mais crocantes do que as primeiras, mas menos do que as segundas. A leveza das pizas é uma das duas mais-valias, já que a massa pode chegar a levedar até 70 horas.

Entre as mais procuradas estão a Mamma Mia (mozarela, pesto, linguiça italiana e stracciatella bi burrata); a Bufalina (molho de tomate, mozarela de búfala, tomate cereja, presunto cru e lascas de parmesão); ou a Sfiziosa (molho de tomate, mozarela, linguiça italiana, cogumelos, taleggio e cebola); mas a preferida dos donos é a Bergamo (molho de tomate, mozarela, pepperoni, gorgonzola e cebola). As clássicas Marinana e Margherita também cá estão, tal como a Veggy (molho de tomate, beringela, pimentos e curgete) e a Cotto e Funghi (molho de tomate, mozarela, fiambre, cogumelos), entre outras. A carta tem ainda bruschettas, pratos de queijos, charcutaria e focaccias, e cannoli para adoçar.

Entre esplanada e interior, incluindo a cave, somam-se cerca de 30 lugares em mesas corridas na Sugardaddies. O negócio corre de tal forma bem que pensam abrir, nas próximas semanas, também para almoços. A escolha de Alvalade, de resto, não foi por acaso. "É um bairro fantástico. É uma pequena cidade dentro da cidade. Há de tudo aqui. É seguro, é bonito, as pessoas são simpáticas. É um bairro descontraído, mas não aborrecido", conta Davide.

Sugardaddies
Rua Dr. Gama Barros, 59, Lisboa
Tel.: 928298162
Web: instagram.com/sugardaddieslisboa
Das 19h às 22h30, de terça a quinta. Até às 23h30, de sexta a domingo. Encerra segunda.
Preço: pizas desde 6,50 euros.

Nuno Cardoso