Restaurante italiano Allora, em Lisboa, celebra trufa branca de Alba por tempo limitado

Pratos de massa, queijo e carne são os mais adequados para juntar a trufa branca.
Foto: DR
Entre os dias 24 e 30 de novembro, a trufa branca viaja de Alba, na região italiana de Piemonte, até ao restaurante Allora, no Marquês de Pombal, em Lisboa. O chef executivo Nuno Costa preparou duas receitas exclusivas, mas é possível adicionar trufa a qualquer outro prato.
Corpo do artigo
Se, no ano passado, o menu do restaurante italiano Allora, no piso térreo do hotel Epic Sana Marquês e com entrada independente pela Avenida Fontes Pereira de Melo, dava pelo nome de Trufflicious, este ano chama-se White Truffle Week. A semana temática pretende ser "uma celebração efémera e luxuosa dedicada ao ingrediente mais raro e cobiçado da cozinha italiana", lê-se em comunicado. Trata-se da trufa branca de Alba, na região de Piemonte.
"A trufa de Alba é um produto raro e delicado, que transforma qualquer prato num momento inesquecível. No Allora, quisemos celebrá-la através de uma experiência flexível, onde cada cliente possa saborear este ingrediente à sua maneira", afirma o chef Nuno Costa, do Allora, citado em comunicado. Foram criados dois pratos principais para este menu: raviolo de cogumelos, gema de ovo curada e trufa de Alba; e tagliatelle com parmesão e trufa de Alba.

O chef Nuno Costa. (Foto: DR)

"O tagliatelli é uma das massas frescas que produzimos na casa, com farinhas italianas, e é um prato de conforto. Leva queijo parmesão com 48 meses de cura e trufa branca laminada na hora", descreve o chef. Já o raviolo é recheado com queijo ricota e gema de ovo curada. Também leva cogumelos cantarelos, próprios desta época de outono, molho beurre blanc de cogumelos porcini e óleo de cebolinho fumado, resultando numa composição que apela à gula.
Além destes pratos exclusivos da White Truffle Week, os clientes do Allora podem personalizar qualquer prato da carta com lâminas extras de trufa de Alba, laminada no momento, com um custo adicional por grama. Para compôr a refeição, a carta propõe uma série de entradas e sobremesas, com a tarte de pistacho e o tiramisú em destaque. O Allora posiciona-se como uma trattoria e inclui um bar de vinhos e cocktails e um balcão de entradas, e de sobremesas.
Allora
Avenida Fontes Pereira de Melo, 8
Tel.: 210064314
Domingo a quinta, das 12h30 às 24h; sexta e sábado, das 2h30 às 01h.
Preço médio: 45 euros

