Evasões

Douro distinguido como Região de Vinho do Ano no Mundo

Quinta do Noval, Pinhão. Foto: DR

O Douro Vinhateiro é um dos vencedores da edição de 2025 dos Wine Star Awards, entregues anualmente pela conhecida publicação "Wine Enthusiast". O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto explica que o prémio "honra o trabalho de gerações", numa região feita de "vinhos de excelência".

A mais antiga região demarcada do mundo, também esta reconhecida como Património Mundial na UNESCO, acaba de ser distinguida como Região de Vinho do Ano no Mundo, vencendo esta categoria internacional nos Wine Star Awards, os prémios entregues anualmente pela publicação "Wine Enthusiast", um dos mais prestigiados galardões do setor. A 26.ª edição já anunciou alguns dos mais recentes vencedores, mas a lista completa ficará conhecida até janeiro, altura em que decorre a cerimónia que vai premiar os melhores de 2025 no mundo dos vinhos - regiões, empresas e figuras.

Há um ano, foi Franciacorta, região vinícola italiana conhecida pelos seus espumantes, a partir de uvas cultivadas nas colinas de Brescia, na Lombardia, a vencer a categoria International Wine Region Of The Year. Este ano, já se sabe que Finger Lakes vence o prémio de Região de Vinho Americana do Ano e que Roberta Corrà foi eleita a Personalidade do Ano.

"Este prémio honra o trabalho de gerações que moldaram socalcos, cuidaram vinhas e preservaram um saber-fazer que hoje se traduz em vinhos de excelência - do carácter dos DOC Douro à identidade inconfundível do nosso vinho do Porto. É também um estímulo para continuarmos a elevar padrões de qualidade, sustentabilidade e enoturismo", afirma Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., face à distinção nos prémios da Wine Enthusiast.

Nuno Cardoso