Young n' Wild Festival estreia-se no Alvito com vinhos à prova, gastronomia, natureza e cultura
A primeira edição do festival, que conta com a presença de duas dezenas de produtores vínicos, a maioria alentejanos, acontece de 21 a 23 de novembro na referida vila do Baixo Alentejo, região que em 2026 recebe o título de Cidade Europeia do Vinho.
Corpo do artigo
A estreia do Young n' Wild Festival, o evento vínico que vem dar palco aos produtores e enólogos nacionais, com especial enfoque nos alentejanos, acontece de 21 a 23 de novembro no Alvito, com um programa de três dias que junta provas de vinho, algumas destas comentadas, gastronomia, concertos, animação de DJ, sustentabilidade e responsabilidade social, decorrendo em locais como o castelo de Alvito, as Grutas do Rossio e outros espaços espalhados vila.
"Mais do que um festival, o Young n' Wild é um ponto de encontro entre tradição e inovação, pensado para valorizar o presente e o futuro do vinho português", afirma a organização do festival criado por Omar Marzagão, com produção da Knook, Sete Artes Produções e MOONYA LDA, além de contar com a curadoria de Mariana Siqueiro, diretora-geral da Garrafeira Imperial.
A primeira edição desta iniciativa antecipa o título de Cidade Europeia do Vinho 2026, que foi entregue ao Baixo Alentejo, através da candidatura liderada pela CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo -, e que se comemorá de várias formas ao longo do próximo ano, envolvendo os seus 13 municípios, onde se inclui o Alvito.
Os bilhetes para o festival, que custam 15 euros com entrada e copo de prova incluída, dando direito a todas as atividades, com exceção de duas, já estão à venda neste link. A 21 de novembro, pelas 19h30, destaque para a prova de vinhos solidária, a Prova Beneficiente Fitapreta, conduzida pelo enólogo e produtor António Maçanita, da referida adega eborense, a decorrer nas Grutas do Rossio, e com preço de 50 euros, com a totalidade da receita entregue às famílias dos bombeiros que perderam a vida em incêndios este ano. Já a 23 de novembro, entre as 10h30 e as 13h, acontece a Tour de Vin - Rota das Talhas em Duas Rodas, um passeio de bicicleta pelas vinhas alentejanas, com destino às XXVI Talhas do Mestre Daniel, em Vila Alva, onde não faltarão provas e um almoço, pelo preço de 35 euros.
Nas provas gerais e comentadas gratuitas do festival, adaptado para acolher pessoas com mobilidade reduzida, contam-se duas dezenas de produtores e adegas presentes. Do Alentejo, Fita Preta, Adega do Monte Branco, Cortes de Cima, Herdade da Malhadinha Nova, Susana Esteban, Herdade Monte da Bica, Vinha dos Padres, Natus Vini, Herdade do Cebolal, Mainova, Pedra da Mãe, Quinta da Plansel, J. Vargas Vinhos e Idealizado. Do Ribatejo, a ODE Winery. A Quinta do Perdigão, do Dão, a Van Zellers & Co., do Douro, a VineVinu, da região dos Vinhos Verdes, e Pedro Alves, com produções no Douro e Açores, ajudam a completar o cartaz. Saiba mais sobre o festival e a sua programação no site oficial.