Evasões

No Cais do Sodré há um Novo Mundo de sabores de inverno

Carpaccio de beterraba com laranja e mistura de esperiarias, um dos pratos do novo menu. Foto: DR

O chef executivo do Duo Hotel Lisbon - Curio Collection by Hilton, Nuno Pizarro, lançou um novo menu de inverno no restaurante Novo Mundo, que tem acesso independente pela Rua da Boavista, no Cais do Sodré. As rotas da expansão marítima portuguesa continuam a ser a bússola gastronómica.

O mural com um macaco, moscas, borboletas e outros animais excêntricos rouba as atenções de quem entra no restaurante Novo Mundo, que, apesar de estar no pátio de acesso público do Duo Hotel Lisbon - Curio Collection by Hilton, no Cais do Sodré, tem uma entrada independente pela Rua da Boavista, passando a pastelaria {for the} Voyage. A ideia da ilustração foi retratar, de forma livre, algumas das espécies exóticas com que os navegadores portugueses ter-se-ão deparado durante as suas rotas, uma narrativa que serve de inspiração ao próprio restaurante.

Conservando a "ideia de viagem, partilha e encontro de culturas" à mesa que presidiu à criação do conceito do Novo Mundo, aberto em 2023, o chef executivo do hotel, Nuno Pizarro, lançou a 22 de setembro um novo menu de inverno. A ideia foi combinar ingredientes portugueses com toques internacionais relacionados com as rotas marítimas lusas "que ligavam Portugal à Ásia, África e América do Sul", conforme explica. Do norte de África o chef trouxe, por exemplo, as especiarias - ras el hanout - usadas no carpaccio de beterraba com laranja, nas entradas.

Nos principais, estão em claro destaque o caril de legumes de Goa com caju e arroz Basmati; o bacalhau com puré de grão e óleo de pimenta rosa; e o entrecôte de vitela transmontana, apenas alguns exemplos de pratos que procuram oferecer conforto nos meses frios. Da época, brilha também a castanha, em creme de castanha e funcho. Fazem ainda parte das propostas pratos como estufado de grão com couve, batata-doce e ras el hanout e porco alentejano em caril com legumes e arroz basmati. No peixe, tem ainda lugar o robalo do Índico com arroz de açafrão, espinafres e molho de coco e lima kaffir.

À mesa, a rota gastronómica do Novo Mundo pode terminar com um ícone da doçaria nacional, com uma reviravolta: pastel de nata com gelado de canela, que "simboliza o regresso a Lisboa e o legado da expansão na identidade gastronómica portuguesa", descreve o restaurante em comunicado. O preço médio dos pratos principais do menu ronda os 24 euros, mas querendo, é possível visitar o restaurante num formato mais rápido e acessível, com um menu de almoço composto por entrada, prato principal e sobremesa, a 24 euros/pessoa.

No copo, além de vinho e das bebidas habituais, o Novo Mundo sugere uma série de cocktails com adaptações sazonais, assinados pelos bartenders Manoj Thapa e Sajjadhul Islam. Uma das receitas deste inverno é a Drunken Pumpkin, à base de bourbon, abóbora, chá de jasmim e xarope de especiarias. Os cocktails de assinatura têm o preço de 14 euros, enquanto que o valor dos cocktails clássicos é de 13. As refeições podem ser feitas tanto no interior, acolhedor graças às madeiras utilizadas, como na mezanine e na esplanada do pátio interior do hotel.

Novo Mundo
Rua da Boavista, 53 (Cais do Sodré)
Tel.: 210 418 500
Todos os dias, das 12h às 22h.
Bar, todos os dias, das 12h00 à 00h.
Preço médio: 40 euros, sem bebidas; menu de almoço, 24 euros

André Rosa