CDS

Portas visita Rio para enaltecer coligação

Os dois políticos terão falado de assuntos ligados ao município Pedro Olavo Simões

Depois de uma feira bem sucedida, nos Carvalhos (Vila Nova de Gaia), o encontro com o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, tornou-se, apesar do carácter informal e do rótulo da cortesia, o ponto mais relevante da campanha do CDS-PP, esta quarta-feira.

A audiência foi pedida pelos centristas, e só anteontem, pelo jantar, houve a confirmação de que seriam recebidos por Rio nos Paços do Concelho da Invicta. De que falaram? À saída, Portas disse que foram abordados tems respeitantes à cidade, como a reabilitação urbana, e à Área Metropolitana, como o metro. Mas isso não foi, obviamente, o mais importante.

Dizendo ser uma tradição visitar o autarca portuense, o líder do CDS apontou, mal começou a falar, um factor determinante: "Existe nesta câmara, há três mandatos, uma coligação do PSD com o CDS, que respeita a identidade de cada partido e em que cada partido contribui para o bem comum".Não faltaram, portanto, os elogios à "gestão financeira rigorosa", à "gestão cuidadosa do endividamento" e à "despesa controlada".

"Não venho aqui fazer uma declaração de natureza partidária", disse ainda Portas, embora não possa isso significar que fez um interregno na campanha. O encontro tem, claro, um significado muito forte, apesar de Rio, que se mostrou disposto a receber qualquer líder partidário que o solicite ("é a minha obrigação, enquanto presidente da Câmara") e não deixou de manifestar a esperança numa vitória eleitoral do PSD, coisa que disse poder afirmar na qualidade de autarca, portanto foi eleito pelo partido em que milita. Confuso? Assim é a política de alto coturno.

Na audiência, Paulo Portas fez-se acompanhar por José Ribeiro e Castro, cabeça-de-lista pelo Porto e pelos deputados Cecília Meireles e João Almeida. Estiveram ainda presentes dois elementos centristas do Executivo municipal: o vice-presidente, Álvaro Castelo Branco, e o vereador Manuel Sampaio Pimentel.

Pedro Olavo Simões