Corpo do artigo
A história de Coimbra pode ser vista como uma aventura ou um jogo através de um CD-Rom que uma empresa preparou a pensar nos alunos do 3.º ao 6.º anos do ensino básico e ontem ofereceu às escolas do município.
"À Descoberta de Coimbra", título do trabalho desenvolvido pela empresa conimbricense CNOTINFOR, já foi galardoado com o primeiro prémio do concurso nacional de software educacional, promovido pelo Ministério da Educação. Pedro Pinto, que ontem apresentou o projecto a professores e alunos na Câmara Municipal, revelou que ele constitui uma forma de agradecimento pelo Prémio Coimbra Inovação e Excelência, atribuído pela autarquia à sua empresa em 2004.
O CD-Rom é uma ferramenta multimédia de exploração de Coimbra como lugar de referência na história de Portugal, desde o século V ao século XX, articulada com o currículo escolar daqueles alunos.
Com ferramentas de pesquisa simples, "À Descoberta de Coimbra" apresenta as freguesias do concelho e o seu património, permitindo aos alunos aprofundar os conhecimentos, por períodos históricos, por figuras, por temas, sejam os reis, personalidades, lendas ou tradições.
Ao longo da sua pesquisa, a criança poderá ir inserindo informações num "bloco-notas" com todas as funcionalidades de um processador de texto, que no final poderá imprimir, seja como trabalho final ou como recurso para novas pesquisas.