Corpo do artigo
A polémica autobiografia de Gunter Grass "Beim hauten der zwiebel" ("Descascando a cebola") vai ser lançada em Portugal em 2007 através da Casa das Letras. Trata-se do livro em que o escritor galardoado com o Nobel da Literatura, em 1999, confessou que se alistou nas Wafen-SS, uma unidade de elite da Alemanha nazi, quando tinha 17 anos.
As negociações para a publicação do livro em Portugal foram concluídas no final da semana passada, após contactos com a agente do autor, na Feira do Livro de Frankfurt. Uma das exigências estava relacionada com a aprovação do nome do tradutor por parte do escritor e da sua presença num encontro com Gunter Grass, a realizar em Novembro, na Alemanha, para esclarecer eventuais dúvidas. A Casa das Letras não quis divulgar ainda o nome do tradutor, limitando-se a referir, disse fonte da editora à agência Lusa, que "não é uma obra muito fácil de traduzir".
A autobiografia vai ser publicada em 33 países, no próximo ano, revelou a editora Steidl, na semana passada, à margem da Feira do Livro de Frankfurt. Na Alemanha, o livro que foi lançado no meio de viva polémica, em Agosto, já vendeu mais de 200 mil exemplares.