Corpo do artigo
A companhia aérea espanhola de baixo custo Vueling anunciou hoje a inauguração de um voo diário entre Lisboa e Madrid, a partir de 20 de Fevereiro deste ano.
"A companhia aérea de baixo custo, que já voa entre Lisboa e Barcelona, prevê transportar 80.000 passageiros nesta rota até ao final do ano, com a realização de 600 voos", afirmou hoje o director- geral da Vueling, Lazaro Rós, numa conferência de imprensa em Lisboa.
Segundo o gestor, a Vueling está a apostar em Lisboa e no aumento das rotas para esta cidade, porque desde que passou a voar para a capital portuguesa ligando-a a Barcelona, teve "uma resposta muito positiva" por parte dos passageiros.
"O preço do bilhete é de 60 euros, incluindo tarifas, enquanto que o preço de promoção será de 10 euros", acrescentou.
A Vueling, que faz parte de uma nova geração de companhias aéreas, aposta na oferta de um "excelente serviço ao cliente e em bilhetes a preços muito competitivos" para as rotas em que a companhia opera.
"O objectivo da Vueling é o de reduzir para menos de metade o preço médio dos bilhetes praticado pelo resto do dos operadores", explicou o responsável.
Os passageiros viajarão num Airbus A320, com capacidade para 180 lugares, que ligará Madrid/Lisboa, com partida às 13:20 e chegada às 13:30 horas e de Lisboa/Madrid entre as 14:55 e as 17:05 horas.
O director-geral da Vueling assegurou que a rota entre Lisboa e Barcelona "está consolidada e é um sucesso", tendo a companhia aérea operado 400 voos e transportado mais de 50.000 passageiros.
Com sede social em Barcelona, a Vueling tem como accionistas a Apax Partners, empresa europeia líder no sector de fundos de capital de risco, com 40 por cento do capital da companhia, a Inves Hemisfério, do grupo planeta, com 30 por cento, o presidente da Jet Blue Airwais, com 7 por cento, e pela equipa de gestão da companhia liderada por Carlos Munoz, com 23 por cento.
Lazaro Rós referiu também que a Apax Partners, como sociedade de investimento, poderá quando achar conveniente "sair do capital" e dispersar a sua posição em Bolsa, mas "nada está decidido".
Adiantou igualmente que a Vueling "não foi contactada pela Ibéria" para qualquer participação no capital da empresa.
Constituída a 11 de Fevereiro de 2004, o primeiro voo da Vueling teve lugar a 1 de Julho de 2004, operando a rota Barcelona- Ibiza.
Desde então abriu 15 destinos e 20 rotas, operando mais de 12.200 voos e transportando, no segundo ano de vida, mais de 1,23 milhões de passageiros, mais do dobro do estimado pela transportadora aérea espanhola.
O director-geral da Vueling disse que a companhia obteve lucros no segundo semestre de 2005, escusando-se a quantificá-los.
"Os lucros da companhia no primeiro semestre do ano passado elevaram-se a 49 milhões de euros e a previsão aponta para que feche o exercício de 2005 com lucros da ordem dos 115 milhões de euros.
A companhia, que opera há 18 meses, trabalha em regime de leasing com 9 aviões, deverá passar a 10 já em Fevereiro e terminar este ano com 16 unidades A320.