Corpo do artigo
O Centro Social Paroquial de S. Brás, na Amadora, inaugura, hoje, as novas instalações no bairro de realojamento do Casal da Boba, onde já está a funcionar um centro de dia e um de convívio para idosos. Ainda este mês, no novo espaço vai entrar em funcionamento um ATL (Ateliê de Tempos Livres) para jovens e é esperada a abertura de uma creche em Outubro.
Dentro de ano e meio, o Centro Social Paroquial de S. Brás espera abrir nas novas instalações uma creche para 38 crianças, um jardim de infância para 75 crianças e um ATL para 180 crianças, mas a «gestão e a abertura de novas valências está dependente do apoio do Estado, através da Segurança Social", adianta o padre Juvenal Baltazar, responsável pelo Centro.
No entanto, "até ao momento há apenas a garantia de financiamento da creche a partir de Outubro", esclarece.
Para já está a ser prestado apoio a 30 idosos, no centro de dia, e a mais 30 no centro de convívio. Na próxima semana, "vão abrir as inscrições para o ATL, que será apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkien, e contamos abrir no próximo mês uma sala de ATL para crianças do 1ºciclo", adiantou. As novas instalações são propriedade da Câmara da Amadora, que entregou a sua gestão ao Centro Social Paroquial de S.Brás. M.M.S.