Corpo do artigo
Vale de Cambra vai ter internet sem fios gratuita, a partir de amanhã. Para já é abrangida a zona pedonal do centro da cidade, situada nas imediações do Posto de Turismo. Porém, o projecto é mais vasto e pretende alargar a rede wireless a outras zonas das cidade.
Depois da inauguração do Espaço Internet, na Biblioteca Municipal, a Câmara de Vale de Cambra avança, agora, para um projecto mais abrangente e ambicioso, que pretende "entusiasmar toda a população" relativamente ao uso das novas tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Tanto aquela que já está habituada a trabalhar com o computador como aqueles que ainda estão reticentes relativamente a estas novas ferramentas de comunicação.
"Apesar de sermos um concelho do interior, não queremos perder o comboio da inovação", explica o presidente da Câmara, José Bastos.
A partir de amanhã, os valecambrenses poderão utilizar a Internet a qualquer hora, no centro da cidade, sem qualquer custo. Basta inscreverem-se, para obterem a senha de acesso, no Serviço de Atendimento da Câmara ou no Posto de Turismo.
A Internet sem fios , em Vale de Cambra, tornou-se possível devido à adesão da Câmara Municipal ao Programa Entre- Douro-e-Vouga (EDV) Digital, formalizado há cerca de três meses, e custará cerca de 300 mil euros.
O "hotspot" colocado na zona pedonal é, para já, o primeiro de um conjunto de quatro estações cuja instalação deverá ficar concluída dentro de um mês. Os outros três serão montados junto às piscinas municipais, na praia fluvial de Urgães e na Biblioteca, por forma a abranger as duas escolas EB 2/3 e a Escola Secundária. José Carlos Maximino