Dinamarquês ganhou a 20.ª etapa em Navacerrada e será coroado vencedor da prova no domingo em Madrid.
Corpo do artigo
A 20.ª etapa da Volta a Espanha, com final no alto de Navacerrada, confirmou a camisola vermelha de líder para Jonas Vingegaard (Visma), que foi o mais forte na meta e aumentou a vantagem na geral sobre João Almeida (UAE Emirates), agora cifrada em 1.16 minutos.
Apesar de estar sempre perto da frente do pelotão na última subida, o português não conseguiu fazer descolar o dinamarquês, que se defendeu sempre bem, tal como tinha acontecido nas tiradas anteriores de montanha, com a ajuda exemplar da equipa Visma, bem melhor a nível coletivo do que a UAE.
Nos últimos quilómetros, Vingegaard atacou de forma imparável e isolou-se para vencer a etapa, confirmando a superioridade sobre Almeida, que foi quinto classificado, a 22 segundos.
Almeida vai, assim, terminar a Vuelta na segunda posição, o melhor lugar que consegue numa prova de três semanas, depois de ter sido terceiro classificado na Volta a Itália, em 2023. Quanto a Vingegaard, tem à vista a estreia a ganhar na Volta a Espanha, após os dois triunfos seguidos no Tour, em 2022 e 2023.
No domingo, a 21.ª e última etapa, que serve de consagração ao vencedor, corre-se entre Alalpardo e Madrid, com um percurso plano de 111,6 quilómetros.