Corpo do artigo
Conteúdo fica restrito à plataforma digital em meados de 2005 Reforço neste sistema de distribuição leva à aquisição do Biography Channel em exclusivo
Assim que for lançado, na rede cabo, o novo canal de música da TVI - previsto para 2005 - o Sol Música vai existir apenas na plataforma digital. Fonte da PT explicou, ao JN, que após "uma análise da oferta dos conteúdos de música", com a aposta no canal temático da TVI, não faria sentido a permanência de ambos na plataforma analógica.
Esta mudança insere-se no processo de realinhamento de canais da operadora do cabo, que contempla a introdução de novos conteúdos. Além do Memória, da RTP, que já começou a ser emitido, aguarda-se o lançamento de dois canais da TVI. Um de música e outro de economia, que chegaram a estar previstos para este Outubro, tendo o seu lançamento sido adiado.
O Sol Música - da empresa Multicanal, que também distribui na TV Cabo o Canal de História, Odisseia, Hollywood e Panda - foi um dos primeiros canais temáticos a serem incluídos na oferta da TV Cabo. A aposta na divulgação da música portuguesa, principalmente no que diz respeito a bandas menos conhecidas do grande público, valeu-lhe uma grande adesão por parte dos espectadores mais jovens.
Na mesma altura deverá ficar disponível, também em exclusivo da plataforma digital, o Biography Channel. Trata-se de um canal temático norte-americano cuja programação é baseada em documentários e séries sobre a vida de personalidades, do passado e da actualidade. Lançado em 1998, o Biography Channel é emitido nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, sendo o Reino Unido o único país europeu que o transmite.
Reforçar conteúdos do digital
A entrada do Biography Channel apenas na plataforma digital - tal como o Eurosportnews e o Extreme Sports Channel - integra-se num conjunto de apostas que a TV Cabo tem vindo a realizar no sentido de reforçar esta oferta. No início do mês, os clientes do digital puderam aceder desde logo ao canal Memória, enquanto que no serviço analógico o canal da RTP ainda só está disponívelo no Algarve. Mas as diferenças não se ficam por aí. Em breve será a vez do Arte, CNBC e Rai Uno se juntarem ao Fashion TV e ao M6, outros da oferta analógica que ficaram disponíveis apenas na plataforma digital. Segundo a TV Cabo, dos seus 1,5 milhões de assinantes, cerca de 400 mil possuem já o serviço digital e satélite.