A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vai estar na próxima semana em África, onde tem previstas visitas à África do Sul, Angola e Moçambique, adiantou esta quinta-feira a diplomacia brasileira.
Corpo do artigo
A visita da chefe de Estado brasileira enquadra-se num pequeno périplo a África, que vai levar Dilma Rouseff à África do Sul, para a cimeira do grupo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), e posteriormente a Maputo, nos dias 18 e 19 de Outubro.
Segundo o conselheiro da Embaixada do Brasil em Maputo, João Marcelo, além de Moçambique, Dilma Rousseff deverá visitar também Luanda, embora a data não tenha sido apontada.
João Marcelo indicou que a Presidente brasileira vai manter um encontro com o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, para conversações sobre a cooperação bilateral.
Dilma Rousseff será também uma das convidadas de honra nas comemorações do 25.º aniversário da morte do primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, que se assinala no dia 19.
"O programa ainda não está fechado, pelo que não se podem adiantar pormenores sobre a visita, como se haverá ou não encontros com empresários ou assinatura de algum acordo", afirmou João Marcelo.
O Brasil tem se posicionado nos últimos anos como um investidor de peso na economia moçambicana, sobretudo na indústria extractiva, onde a maior empresa mineira brasileira, Vale, realizou investimentos de vulto para a exploração do carvão de Moatize, cujas reservas estão entre as maiores do mundo.