O lazer deixou de ser o principal motivo das viagens dos portugueses para o Brasil, segundo um estudo divulgado esta semana pelo Ministério do Turismo brasileiro.
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Em 2004, do total de portugueses que visitaram o Brasil, 52% viajou em lazer. Em 2010, essa percentagem caiu para 31,5%.
No período analisado, as viagens em negócios tiveram uma pequena variação positiva, passando de 19,6% para 20%.
A categoria denominada "outros motivos" passou à liderança. Em 2010, 48,5% dos viajantes portugueses apontaram objectivos como visitar amigos e familiares, estudar ou submeter-se a um tratamento de saúde para justificar a viagem. Esse grupo representava 28,4% do total em 2004.
A diminuição nas viagens em lazer foi acompanhada por uma queda na contratação de pacotes em agências de viagens, de 31,8% para 8,9%.
Também houve uma mudança no perfil da hospedagem escolhida para a estada. Em 2004, 60,7% dos turistas portugueses no Brasil hospedavam-se em hotel ou pousada. Esse número caiu para 37,8%.
Ao mesmo tempo, a percentagem dos que escolheram a casa de amigos ou familiares aumentou de 30,5% para 48,5%.
A mudança no perfil do turista pode ter relação com outro dado do Ministério do Turismo: ao contrário do total de turistas estrangeiros, a quantidade de visitantes portugueses no Brasil caiu 44% desde 2004, para 189 mil em 2010.
Apesar da queda, o estudo divulgado esta semana mostra que os turistas portugueses mantiveram uma boa avaliação geral sobre o Brasil: em 2010, 26,5% disseram que o país superou as suas expectativas. Para outros 51,9%, elas foram plenamente atendidas.
Dos visitantes, 19,3% disseram que as suas expectativas foram atendidas apenas parcialmente, enquanto 2,3% disseram-se decepcionados.
De 16 categorias avaliadas, a satisfação dos portugueses aumentou em seis: limpeza urbana, segurança pública, táxi, sinalização turística, diversão nocturna e gastronomia.
Em 2010, as melhores avaliações foram obtidas na hospitalidade (com 97,5 por cento de visitantes satisfeitos), gastronomia (96,65%) e restaurantes (92,1%).
Dez categorias tiveram uma queda na avaliação no período analisado, com destaque para os preços. Em 2004, 71,3% dos portugueses ficaram satisfeitos com os valores cobrados. No ano passado, essa percentual caiu para 56,8%.
O estudo foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Económicas (FIPE), sob encomenda do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur. Durante dez meses, foram recolhidas 39 mil entrevistas de estrangeiros de diversas nacionalidades em 15 aeroportos brasileiros e 12 fronteiras terrestres.