As obras de infraestruturas que o Brasil desenvolverá por causa do Mundial de Futebol de 2014 deverão contribuir para um aumento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo um estudo apresentado esta quinta-feira pelo Unibanco.
Corpo do artigo
O orçamento do governo federal para o Mundial prevê investimentos da ordem de 20,6 mil milhões de dólares (14,4 mil milhões de euros), os quais se destinam maioritariamente à construção de estádios, aeroportos e rodovias.
A previsão de aumento de 1,5% do PIB tem em conta os gastos directos a serem realizados pelos sectores público e privado, além de um aumento "extra", que pode ser considerado em função desses investimentos e dos gastos que o próprio evento provoca.
"O impacto directo dos gastos, tanto na infraestrutura, quanto os gastos do sector privado, dá 1% do PIB, e o resto vem do efeito da multiplicação", explicou o economista responsável pelo relatório.
No ano passado, o PIB brasileiro registou um crescimento de 7,5%. A estimativa oficial do Banco Central para este ano é de que a economia cresça 4%.
O mesmo estudo aponta que o evento ajudará o país a gerar 250 mil empregos directos, em diferentes sectores da economia.