O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho reúne-se esta quinta-feira, ao final da tarde, com a presidente brasileira Dilma Rousseff, em Brasília, onde faz uma breve paragem antes de partir para Assunção, no Paraguai, para participar na XXI Cimeira Ibero-Americana.
Corpo do artigo
De acordo com os assessores do Palácio do Planalto, o encontro ocorre depois de uma solicitação feita pelo primeiro-ministro português e não terá carácter de visita oficial.
A audiência está marcada para as 18.00 locais (21.00 em Lisboa) e a agenda dos assuntos a serem tratados não foi divulgada.
A assessoria do Ministério das Relações Exterior do Brasil mencionou, no entanto, que Portugal tem interesse em que as empresas brasileiras participem do processo de privatizações que irá ocorrer no país e que este poderá ser um dos assuntos da reunião.
" parte a situação económica, o ministério brasileiro realça as estreitas relações entre os dois países e o facto de Portugal ter sido o primeiro país na Europa a receber a visita da presidente Dilma Rousseff, no início deste ano.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro visita o Memorial Museu Juscelino Kubitschek, em Brasília, seguindo depois para Assunção, onde participará da XXI Cimeira Ibero-Americana. A presidente Dilma Rousseff confirmou na quarta-feira que não participará na reunião e que se fará representar pelo ministro das Relações Exteriores, António Patriota.