O Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, está a negociar a construção de um novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre.
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O objectivo do governo estadual é aproveitar a disposição da iniciativa privada em participar na expansão do sector aeroportuário brasileiro. A nova obra ajudaria a aliviar o excesso de passageiros do aeroporto Salgado Filho, actualmente a única opção na cidade.
Representantes do governo do Rio Grande do Sul reuniram-se com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do governo federal, para tratar do tema. A SAC deu o aval para a realização de estudos de viabilidade técnica e económica.
O secretário de Infraestrutura do Estado, Beto Albuquerque, disse que a intenção do governo estadual é seguir o modelo da concessão das obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte.
O leilão foi realizado em Agosto e foi vencido pelo consórcio formado pela brasileira Engevix com a argentina Corporación América.
"Se o governo federal não se interessar pelo projecto, o estadual vai procurar a iniciativa privada", disse Albuquerque.
Os planos prevêem que o novo aeroporto do Rio Grande do Sul seja construído entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita, a cerca de 25 quilómetros de Porto Alegre. A primeira fase da obra deverá custar, no mínimo, 400 milhões de reais (165 milhões de euros)
Caso seja concretizado, o novo aeroporto deverá atender principalmente os voos internacionais e de longo curso, que enfrentam problemas para pousar no Salgado Filho, cuja pista tem apenas 2.300 metros.
A portuguesa TAP é, actualmente, a única companhia que voa directamente para a Europa a partir da capital do Rio Grande do Sul. Para descolar, os aviões da TAP partem com porões vazios devido ao tamanho da pista, assinalou a reportagem do Estado de São Paulo.
Além do voo da TAP para Lisboa, outras companhias operam rotas para cidades da América do Sul partindo de Porto Alegre.