A segurança no Complexo de Favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, foi reforçada após um tumulto na noite de domingo entre moradores e militares que ocupam a região desde Novembro. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Mais de 100 homens reforçaram a segurança e o patrulhamento no Alemão após a confusão, que terminou com três detidos e pelo menos uma pessoa ferida com uma bala de borracha.
[Youtube:-OzcOlJ8bBo]
Segundo a Força de Pacificação que actua na comunidade, o confronto começou quando dez militares, que faziam uma ronda a pé pela comunidade, foram insultados por um homem que assistia a uma partida de futebol num bar.
Os militares dizem que deram ordem de prisão ao morador por desacato à autoridade, o que revoltou outras pessoas que assistiam à situação e que acabaram por agredir a tropa com garrafas e pedras.
A informação difere das publicadas no "Twitter" do jornal produzido por moradores do Alemão, denominado Voz da Comunidade.
A publicação local afirmou que, segundo os moradores, um grande número de pessoas assistia a um jogo de futebol transmitido pela televisão, num bar, quando lhes foi solicitado que baixassem o volume do aparelho. Como a ordem não foi cumprida, os militares reagiram com spray de pimenta e outros meios para dispersar multidões.
Menos de uma hora depois do confronto, imagens da confusão captadas por moradores já circulavam na Internet.
Durante a madrugada de hoje, também se registaram confrontos na Cidade de Deus, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro que também está ocupada pelas forças de segurança desde sua pacificação.
Segundo a polícia, pessoas que saíam de um "baile funk" na favela cercaram o posto policial e atiraram pedras e garrafas contra o prédio. Um polícia ficou ferido e ninguém foi preso.
A polícia diz que não vê relação entre os dois episódios.