Uma operação deteve, esta terça-feira, 70 estudantes que desobedeceram a uma ordem judicial para desocupar o prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), que estava tomado pelos jovens há uma semana. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
A tomada do edifício foi realizada no início da manhã. Mais de 400 homens participaram na operação, que teve o apoio de um helicóptero. Os estudantes detidos poderão responder por formação de quadrilha
[Youtube:JQpruUswtcM]
Os protestos começaram no dia 27 de Outubro, quando três alunos foram detidos por posse de "cannabis" na universidade. Outros estudantes reagiram e entraram em confronto com a polícia.
Os estudantes da USP criticam a presença da Polícia Militar no campus. A oposição da comunidade académica à proximidade dos polícias é histórica e foi herdada dos tempos da ditadura no Brasil.
Este ano, porém, uma tentativa de assalto dentro da universidade resultou na morte de um estudante, o que levou a reitoria a pedir o patrulhamento da polícia.
Após a detenção dos alunos em Outubro, os estudantes decidiram invadir e ocupar um prédio administrativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Há uma semana, uma assembleia votou pela desocupação do edifício da FFLCH, mas, após deixar o prédio, um grupo que defendia a manutenção da ocupação acabou por invadir a reitoria.
A ordem para que deixassem a reitoria foi dada pela Justiça. Os estudantes tinham até as 23:00 de segunda-feira (01:00 da madrugada de hoje no Lisboa) para sair o prédio.
Na noite de segunda-feira, porém, eles consideraram que a proposta de acordo feita pela reitoria era insuficiente e decidiram ficar. Após a votação, foi registado um confronto entre estudantes e jornalistas.
Os alunos detidos podem ser indiciados por suspeita de danos contra o património.