O campeão olímpico Cesar Cielo, recordista mundial dos 50 m e 100 m livre, foi absolvido, esta quinta-feira, pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) por um teste antidoping positivo ao diurético furosemida. Com a absolvição, o nadador poderá disputar o Mundial de Xangai.
Corpo do artigo
A decisão foi anunciada um dia após o nadador prestar esclarecimentos ao TAS, numa audiência realizada em Xangai, China, que durou cerca de seis horas, avançou o jornal "Folha de São Paulo".
O Tribunal manteve apenas a advertência ao atleta brasileiro, pena aplicada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e contestada pela Fina (Federação Internacional de Natação)
Absolvido, Cesar Cielo poderá disputar o Mundial de desportos aquáticos, em Xangai. Os outros nadadores brasileiros que testaram positivo para substância furosemida, Nicholas Santos e Henrique Barbosa, também foram absolvidos pelo TAS. Vinícius Wakd, que é reincidente, foi suspenso por um ano.
Os nadadores Henrique e Nicholas estão fora do mundial porque foram apanhados no teste antidoping em Maio, durante o Troféu Maria Lenk. Os dois perderam todos os resultados da competição nacional.