Zico será o seleccionador do Iraque nas Eliminatórias Asiáticas para o Mundial de 2014, no Brasil. O "Galinho de Quintino" revelou que deve assumir a selecção iraquiana já na próxima quinta-feira. O primeiro desafio do antigo futebolista brasileiro será contra a Jordânia, no dia 2 de Setembro.
Corpo do artigo
"Está muito bem encaminhado. Dá minha parte está praticamente certo. Só faltam os pequenos detalhes contratuais. Passei essa última semana toda conversando com o representante iraquiano aqui no Brasil. Ele já voltou para lá e só estou esperando o 'ok' da federação deles para viajar na próxima quinta-feira", disse Zico ao "globoesporte.com"
O ex-treinador do Fenerbahçe e Olympiacos terá como objectivo principal apurar a selecção iraquiana para a Copa do Mundo pela segunda vez. Em 1986, no México, o Iraque foi eliminado na fase de grupos após perder as três partidas.
O primeiro desafio de Zico à frente da selecção do médio oriente é o jogo com a Jordânia, no dia 2 de Setembro. As duas equipas estão no grupo A das Eliminatórias, ao lado de China e Cingapura. Apenas os dois primeiros colocados avançam para a próxima fase.
Zico, que levou o Japão ao Mundial da Alemanha, em 2006, terá o seu irmão Edu e o preparador físico Moraci Sant'anna na comissão técnica e ainda será o responsável pelas camadas jovens da selecção iraquiana.
"Conheço bem o futebol iraquiano. É o penúltimo campeão da Copa da Ásia, título conquistado por um treinador brasileiro, o Jorvan Vieira. É uma selecção que tem bons jogadores no mercado árabe, e muitos outros fora", disse o ídolo dos adeptos do Flamengo ao portal brasileiro.
"O campeonato iraquiano enfrenta vários problemas. Recentemente voltaram a ter jogos no país, mas na capital Bagdad ainda não tem. Vou colocar em prática a experiência e o conhecimento que tenho do futebol para tentar ajudá-los sem mexer em muita coisa no início", acrescentou, mostrando conhecimento sobre o futebol local.