'Designer' de luz Cárin Geada vence 3.º Prémio Revelação Teatro Nacional D. Maria II
A designer de luz Cárin Geada é a vencedora da 3ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão de caráter anual de reconhecimento e promoção de talentos emergentes no panorama teatral. O anúncio foi feito na quarta-feira à noite, em Lisboa.
Corpo do artigo
"É com alguma surpresa que recebo este Prémio, pois o reconhecimento das áreas plásticas, nomeadamente do desenho de luz, não é nada habitual. O desenho de luz cumpre uma função maior do que simplesmente dar visibilidade ao que se passa em palco, ele é uma parte integrante da dramaturgia e da conceção criativa de um espetáculo, assim como todas as restantes áreas. Apesar de este ser um prémio pessoal, sinto e espero que possa ajudar a que estas áreas tenham mais reconhecimento", disse Cárin Geada.
A artista foi eleita por um júri composto por dezasseis profissionais que representam diversas áreas associadas ao meio artístico e cultural português.
Designer de luz e diretora técnica, Cárin Geada nasceu em Lamego, em 1991. Formou-se em luz e som pela Academia Contemporânea do Espetáculo e em produção e cenografia pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto. Enquanto designer de luz, colaborou com artistas estabelecidos do teatro e da dança, como Cláudia Gaiolas, Cristina Carvalhal, Gonçalo Amorim, Leonor Keil, Paula Diogo ou Tiago Rodrigues. Trabalhou ainda na direção técnica de importantes festivais de teatro em Portugal, como o FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Alkantara Festival, o Interferências e o Cultura em Expansão.
Cárin Geada junta-se assim a Sara Barros Leitão e Mário Coelho, profissionais que venceram as anteriores edições do Prémio, em 2020 e 2021, respetivamente.
"Celebrar o talento e a criatividade é o que fazemos todos os dias no teatro, mas esta é uma ocasião de especial relevo. Estamos muito felizes por entregar, pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II e damos os parabéns à vencedora, Cárin Geada. Criámos este galardão com o Grupo Ageas Portugal e pretendemos que contribua, de forma consistente e regular, para a valorização do trabalho de jovens criadores e para a divulgação do teatro que se faz em Portugal pelas novas gerações.", disse Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II.
O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II tem um valor pecuniário de 5.000€ e é atribuído anualmente a um profissional de teatro, que tenha até 30 anos de idade, e cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano anterior à atribuição do Prémio.