A apresentação livro "Variantes", uma homenagem a 130 anos de quadradinhos nacionais, acontece já neste sábado na livraria portuense Mundo Fantasma.
Corpo do artigo
A cooperativa editorial A Seita apresenta neste sábado, às 16 horas, na livraria Mundo Fantasma, no Centro Comercial Brasília, no Porto, o livro "Variantes - Uma homenagem à BD portuguesa", com a presença de alguns dos seus autores.
Segundo declarou ao "Jornal de Notícias" Júlio Moreira, mentor e coordenador do projeto, "o objetivo é prestar tributo a uma inexistência aparente: a BD portuguesa". E explica a aparente contradição: "num país sem indústria e onde a BD não é (quase nunca) actividade que possa prover o sustento, é obra aquilo que temos".
Dessa forma, "Variantes" pega em criações "desde o século XIX até ao fim do século XX", mais exactamente de "Os apontamentos de Raphael Bordallo Pinheiro sobre a picaresca Viagem do Imperador do Rasilb pela Europa", até "Tu és a mulher da minha vida, ela é a mulher dos meus sonhos", de Pedro Brito e João Fazenda.
Nesse trajecto, lembra grandes autores clássicos como Fernando Bento, Vitor Péon, José Garcês ou José Ruy, artistas plásticos que fizeram BD como Stuart Carvalhais, Carlos Botelho ou Júlio Resende, ou obras marcantes como "Wanya, Escala em Orongo", "Eternus 9, Um filho do Cosmos", "O Espião Acácio", "Jim del Monaco", "Filosofia de Ponta" ou "A Pior Banda do Mundo".
No total são 25 momentos-chave, comentados por conhecedores da BD nacional e, para cada uma foi escolhido "um desenhador actual, para redesenhar uma prancha da obra, imitando, assumindo ou reinventando o estilo do desenhador original, mantendo a sua essência". Mas, vinca Júlio Moreia, "a subversão inteligente e criativa das regras é algo que aprecio e que enriquece uma obra deste género".
Imaginado durante a pandemia, este livro contou com o apoio do Garantir Cultura, "um apoio financeiro extraordinário do Estado que permitiu pagar condignamente aos autores e produzir livros que em condições normais não seriam viáveis".
"Variantes" foi um dos projectos que A Seita candidatou e viu aprovados, e que uniu de alguma forma sob o selo "Garantir BD". É o caso dos já editados "Juventude", de Marco Mendes" e "25 de Abril e a Banda Desenhada", de J. M. Lameiras, J. P. Paiva Boléo e J. Ramalho-Santos, sendo que até Novembro chegarão também às livrarias portuguesas "Conversas de Banda Desenhada", de J. M. Lameiras e Carina Correia, "Dragomante II: Prova de Fogo", de Manuel Morgado e Filipe Faria , "O Bestiário da Isa", de Joana Afonso, "Quero Voar", de Cátia Sousa, e "Tex: Mais que um Herói" de Mário Marques.
O projecto contemplou igualmente um orçamento para a tradução para inglês de um conjunto de obras portuguesas de banda desenhada relevantes, bem como a sua paginação e legendagem, e transformação em versão digital para venda online através de parcerias com plataformas internacionais, e para divulgação nos mercados de direitos de obras de BD.
O livro "Variantes - Uma homenagem à BD Portuguesa", será também apresentado em Coimbra, na Livraria Dr. Kartoon, no próximo dia 5, quarta-feira, às 16 horas, e em Lisboa, no mesmo horário, no dia 8, na livraria Kingpin Books.