Estreia esta quinta-feira nos cinemas portugueses "Dança primeiro, pensa depois", uma biografia de Samuel Beckett com a assinatura de James Marsh.
Corpo do artigo
Inspirado num excerto da sua aclamada peça "À Espera de Godot", "Dança primeiro, pensa depois" é uma imersão no percurso multifacetado de um dos escritores cimeiros do século xx.
Desde a sua infância nos subúrbios de Dublin, até aos anos em que trabalhou como assistente de James Joyce em Paris e em que foi membro da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, o filme de James Marsh revisita o 'bon vivant' parisiense, dramaturgo, vencedor de um Prémio Nobel e marido infiel.
O papel principal está a cargo de Gabriel Byrne, que interpreta as dualidades de um homem que, apesar de toda a adulação, tinha a plena consciência dos seus próprios fracassos.
Com argumento do autor e escritor escocês Neil Forsyth, o filme conta ainda no elenco com Sandrine Bonnaire, no papel de esposa de Beckett, Aidan Gillen (como James Joyce), o ator irlandês Bronagh Gallagher, e Fionn O’Shea - na versão mais jovem do renomeado vencedor do prémio Nobel da Literatura (1969), entre outros.
Na apresentação à imprensa, o realizador definiu o filme como ‘um relato fragmentado da vida do escritor existencialista, que exerceu uma influência tão radical na cultura moderna’.
O filme foi exibido em Portugal durante a 17ª edição do LEFFEST com a presença do realizador e encerrou o 71º Festival de Cinema de San Sebastian.