Festival arranca hoje e conta com mais de 30 artistas, de Gisela João a Marco Rodrigues, Alexandra, Katia Guerreiro, Rão Kyao, Diana Vilarinho e Maria Emília. Maria da Fé é a fadista homenageada.
Corpo do artigo
No final de setembro, o fado corre pelas ruas e becos do coração de Lisboa. Esta sexta-feira e sábado, 26 e 27, Alfama enche-se de guitarras portuguesas e de alma fadista, para o Festival que vive e exalta o género musical que é também património imaterial da humanidade e um símbolo da cultura e identidade portuguesas.
Entre os vários palcos do Caixa Alfama, espalhados pelo bairro e zonas adjacentes, destacam-se este ano artistas como Gisela João, Marco Rodrigues, Alexandra, Katia Guerreiro, Rão Kyao, Diana Vilarinho, Maria Emília ou Diogo Ferreira.
Dividindo o cartaz por vozes consagradas e pelos músicos que garantem o futuro do género, o festival volta também a apostar na memória, dedicando nesta edição uma homenagem a uma das maiores fadistas de todos os tempos, Maria da Fé.
Com mais de 50 anos de carreira, e fundadora da emblemática casa de fados Sr. Vinho, onde tantos outros fadistas se forjaram, a autora de "Cantarei até que a voz me doa" é homenageada através de uma gravação ao vivo do programa "Em Casa D"Amália", um especial que contará com Ana Moura, António Zambujo, Camané, Jorge Fernando e José Manuel Neto e a presença esperada da própria cantora. A festa está marcada para sábado, no palco principal sito no terraço Terminal de Cruzeiros de Lisboa, seguindo-se, no mesmo local e dia, atuações de Marco Rodrigues e Alexandra.
Hoje, o palco maior recebe Gisela João, Katia Guerreiro, a celebrar 25 anos de carreira, e os irmãos Helder Moutinho e Pedro Moutinho, com o espetáculo único "Os poetas convidados".
Pelos restantes 11 palcos (que incluem o Museu do Fado, o Largo Chafariz de Dentro e as igrejas de Santo Estêvão e São Miguel) do festival passam, nos dois dias, Viviane, os Bandidos do Cante com Bruno Chaveiro, Luís Caeiro, Diana Vilarinho, Sara Paixão, Maura Airez,
André Batista, Lenita Gentil, Pedro Galveias, Yola Diniz, Jaime Dias e Ana Marta e Pedro Jóia e José Manuel Neto (hoje); e, no sábado, Jorge Baptista da Silva, Valéria, Vânia, Natalino de Jesus, "Sopros e Guitarradas" de Kajó Soares, Vítor Miranda, Teresa Brum, Lena Silva, Luís Caeiro, Carla Morato, José Clemente, Mariana Correia, Afonso Lebre, Rodrigo Rebelo de Andrade, Francisco Moreira, Diogo Ferreira e Rão Kyao.
O bilhete diário custa 35 euros e o passe de dois dias tem o valor de 45 euros. Os concertos começam pelas 17h e é necessária a troca de bilhete por pulseira, junto ao Museu do Fado.