Museu do Caramulo promove documentários sobre cinco automóveis de fabrico nacional. Episódios serão exibidos até ao final do ano no canal YouTube do museu. Já há televisões interessadas.
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O que têm em comum os nomes Felcom, Edfor, Alba, DM e IPA? São todos marcas de automóveis feitos em Portugal. A história destes cinco carros, ainda pouco conhecida, será mostrada pelo Museu do Caramulo, numa série documental, a exibir ainda este ano.
"As pessoas não conhecem nada dos carros portugueses e achámos que eles tinham histórias boas de mais para ficarem esquecidas", explica ao JN o presidente do Museu do Caramulo, Salvador Patrício Gouveia. O museu já tinha em mente fazer uma série documental e o tema dos automóveis portugueses tinha o caráter de ser inédito. "Podíamos fazer sobre o Ferrari F40, mas se formos à Internet encontramos centenas. Queríamos um tema que ninguém tivesse feito", destaca.
Segunda temporada em equação
A série está a ser produzida pelo Museu do Caramulo em conjunto com o "Jornal dos Clássicos", publicação online pertencente ao Museu. Os episódios terão entre cinco a 10 minutos e serão exibidos no canal do YouTube do "Jornal dos Clássicos". "Temos uma televisão interessada e já estamos em conversas", adianta Patrício Gouveia.
As marcas escolhidas para a série foram a Felcom (1933), Edfor (1937), Alba (1952), DM (1953) e IPA 300 (1955). O Alba e o IPA encontram-se no museu, enquanto os outros pertencem a particulares. "Está um no Porto, um em Famalicão e outro na zona de Lisboa", observa Salvador Patrício Gouveia. Cada um dos cinco episódios foca o modelo, a história, o criador e o proprietário. São acompanhados de vídeos e imagens da época. Haverá ainda um episódio sobre a história da indústria automóvel portuguesa, narrado por José Barros Rodrigues, e um episódio com o "making of" da série. Salvador Patrício Gouveia admite a possibilidade de fazer uma segunda temporada, uma vez que ainda há mais marcas portuguesas que podem ser referidas.
Pandemia quebra ano positivo
A covid-19 acabou por não ser um obstáculo à produção da série, uma vez que a ideia já surgiu durante o confinamento. Já o museu teve uma redução de visitantes, depois do melhor arranque em 30 anos. "Janeiro, fevereiro e março foram os melhores meses dos últimos anos, mas com a pandemia foi completamente abaixo. Para além disso, tivemos de cancelar o Salão Motorclássico, que é um dos grandes momentos do nosso ano", lamenta. Este período de menor movimento tem servido para o museu fazer obras, esperando que haja um aumento de visitantes no final do ano.