Centenário de Cesariny comemorado durante um ano com exposições, conversas e espetáculos
Programa vai “lembrar e evocar uma personalidade das mais fascinantes e irredutíveis do Portugal contemporâneo”. Famalicão concentra principais atividades à volta da memória do poeta e artista plástico.
Corpo do artigo
As comemorações do centenário de nascimento de Mário Cesariny começam a 9 de agosto e prolongam-se até ao ano seguinte com exposições, encontros e conversas, concertos, e ainda com o lançamento de documentos do acervo pessoal do escritor nascido em 1923 e falecido em 2006, aos 83 anos.
As celebrações decorrerão na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, a quem o artista surrealista doou o seu espólio mas algumas exposições e espetáculos passarão também por outros locais do país.
“É uma oportunidade de conhecer melhor o artista plástico e a sua poesia, e perceber a sua riqueza, profundidade e independência. Mário Cesariny era um homem de liberdade”, notou Pedro Álvares Ribeiro, presidente da Fundação Cupertino de Miranda de Famalicão que, esta terça-feira, apresentou o programa comemorativo dos 100 anos sobre o nascimento do artista plástico.
José Manuel dos Santos da Fundação EDP, também presente na apresentação do programa, salientou que este vai “lembrar e evocar uma personalidade das mais fascinantes e irredutíveis do Portugal contemporâneo”.
As comemorações começam com a exposição “Mário Cesariny: em todas as ruas te encontro”, preenchida pelo “núcleo central” da obra do artista, e prolonga-se até 8 de setembro de 2024. A mostra estará patente no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.
Entretanto, até à data do centenário, na Antena 2, é emitido um poema pela voz do autor, e no dia 9 de agosto, passa uma entrevista a Perfecto Cuadrado, Coordenador do Centro Português do Surrealismo.
Durante um ano de celebrações haverá ainda, declamação de poesia, na Fundação Cupertino de Miranda, oficinas de expressão plástica, um espetáculo em torno do poema “Herói” de Cesariny, e um concerto com cinco músicos criado por Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, que acontece no dia 26 de novembro de 2023, dia da morte do artista.