O quantificador é uma palavra que especifica um nome, precedendo-o, e que contribui para a construção do seu valor referencial, com informações sobre o número, a quantidade ou a parte das entidades designadas.
Corpo do artigo
No grupo nominal, o quantificador, tal como o determinante, precede geralmente o nome. Ambos têm em comum a propriedade de construírem os valores referenciais do nome com o qual se combinam, funcionando como operadores do grupo nominal: o determinante individualiza o nome, especificando a sua referência com informação não quantitativa; o quantificador restringe a referência do nome com informação de natureza quantitativa.
Existem diversos tipos de quantificadores. Os existenciais não expressam uma quantidade exata nem remetem para a totalidade de um conjunto, antes introduzem uma noção de existência e de quantidade, remetendo não para a totalidade, mas para uma parte dos elementos de um conjunto, de modo impreciso.
São quantificadores existenciais as seguintes palavras: algum(a) / alguns/ algumas, muito(a), muitos (as), bastante (s), pouco (a) / poucos (as), tanto (a)/ tantos (as), vário(s) / vária(s). Veja-se os seguintes exemplos: "Alguns carros foram roubados". Assim, ficamos a saber que do conjunto de carros considerado só uma parte foi roubada. "Muitos carros foram roubados". Aqui, compreendemos que o número de carros roubados é superior à quantidade média.
O quantificador interrogativo faz parte do constituinte interrogado numa frase interrogativa parcial, formulando uma pergunta quanto ao número ou à quantidade do que é designado pelo nome que precede, com o qual concorda em género e em número. A resposta a este tipo de pergunta implica o uso de um quantificador: "Quantos anos fazes? Quarenta". (quantificador numeral); "quanto tempo demoras? Pouco". (quantificador existencial)
Em determinados contextos, o determinante interrogativo "que" pode funcionar como quantificador interrogativo, desde que a pergunta implique na resposta um quantificador: "Que arroz compraste? Dois quilos".
Os quantificadores interrogativos são, então, os seguintes: que, quanto(s), quanta(s).
Na próxima semana, abordaremos o quantificador relativo, o universal e o numeral.
jn.acordoortografico@gmail.com
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico