Cantora estreante promete florear o palco com ritmos cabo verdianos e portugueses com a sua canção "Primavera". JN falou com a artista de Famalicão.
Corpo do artigo
Entre os semifinalistas que apresentam este sábado os seus temas na expectativa de serem apurados para a fase seguinte do Festival da Canção, está Cristina Clara, estreante no concurso.
A jovem artista de Famalicão vai bater-se com mais nove cantores/compositores: Buba Espinho (“O farol”), Filipa (“You can’t hide”), Huca (“Pede choro”), João Couto (“Quarto para um”), Leo Middea (“Doce mistério”), Maria João (“Dia”), No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho, com a participação de Ana Maria; “Aceitar”), Rita Onofre (“Criatura”) e Silk Nobre (“Change”).
Os que passarem à grande final, marcada para a noite de 9 de março, na RTP1, vão encontrar os semifinalistas da fase anterior: Rita Rocha, Nena, Perpétua, Iolanda, João Borsche e Noble.
De entre uns e outros sairá o vencedor, que representará Portugal no concurso europeu da Eurovisão, cuja final é em Malmo, na Suécia, entre os dias 7 e 11 de maio.
Música sem eletrónica
À conversa com o JN, a artista famalicense Cristina Clara, confessou-se "comovida" e "até surpreendida" pelo convite, encarando o novo desafio como “uma oportunidade de levar mais gente a conhecer aquilo que faço".
O tema que vai apresentar, intitulado “Primavera”, pode até ser considerado “polémico” no contexto do festival, como considera Cristina Clara: "A minha canção não tem aquela característica típica de ser uma música com um arranjo eletrónico”.
Da música, a jovem artista nunca pensou fazer carreira. Até se mudar para Lisboa, onde acabou por descobrir a paixão pela música tradicional portuguesa.
Em 2021 decidiu partir à aventura e arriscar com o álbum de estreia “Lua adversa”.
Enfermeira de formação
De lado não deixa a Enfermagem, a sua área de formação, que concilia com a música. Entre a correria do trabalho a tempo inteiro e a excitação de se ver em grande plano num festival desta dimensão, sente crescer a vontade do segundo disco.
Para já, o foco está na semifinal do Festival da Canção, já este sábado, mas sem conseguir esconder a ânsia que sente pela próxima aventura ao vivo: a intérprete vai atuar no Centro Cultural do Funchal, na ilha da Madeira, com datas de espetáculos agendadas para os dias 15 e 16 de março.
Em ambos os concertos, além de regressar ao seu reportório de estreia, Cristina Clara levará novos temas, já pensados para um futuro disco.