Artista reúne, este domingo, talentos num direto transmitido no YouTube, Instagram e TikTok.
Corpo do artigo
Pela primeira vez, David Carreira cantou músicas natalícias e gostou. Tudo a pretexto de mais um "live" especial, não só por ser alusivo à quadra que se atravessa, como também por ser transmitido em três redes sociais. Este domingo, a partir das 16.30 horas, "Natal em casa" pode ser visto no Instagram, YouTube e TikTok, com conteúdos exclusivos criados para cada uma das plataformas. "É uma loucura", afirma ao JN. A Casa do Presidente, em Monsanto, Lisboa, foi o cenário escolhido por ter "a vibe do [filme] "Sozinho em casa"".
O cantor e ator vai mostrar-se a interpretar o clássico "It"s beginning to look a lot like Christmas", ultimamente mais conhecido pela voz de Michael Bublé, em dueto com Eva Costa, uma das bolseiras da Associação Sara Carreira. Ganhou gosto ao género e até admite arriscar, "um dia", gravar "um original de Natal". Para já, fica-se pelas covers, num evento que reúne artistas da música e não só, de várias gerações.
Durante mais de quatro horas, as atrizes Margarida Corceiro e Sofia Arruda, a apresentadora Carolina Patrocínio, o chef Chakal, o pasteleiro Marco Costa e o apresentador Fernando Mendes estarão entre os convidados em ação. Também Mickael Carreira e Laura Figueiredo têm presença garantida, assim como a namorada do anfitrião, a atriz Carolina Carvalho.
Alguns momentos foram gravados, mas há muitos que serão "mesmo em direto e tudo pode acontecer", diz David Carreira. Além dos momentos musicais, há experiências gastronómicas e jogos para inspirar as famílias a trocarem os gadgets pela partilha. Serão dados presentes aos convivas e a quem assistir ao "live".
Este é o quinto direto que David promove este ano. "Amor em casa" foi o primeiro; seguindo-se "Bom para Portugal", em abril; um no seu aniversário, a 30 de julho; e "Bom para Portugal - Regresso às aulas". O artista não sabe se voltará a fazer mais algum do mesmo género nos próximos tempos. "Já quero mudar de ares e pensar em coisas novas. Mas foi giro fazer estes "lives" quando não havia concertos, para me manter ativo e garantir trabalho à minha equipa."
"tudo é possível" em 2022
David Carreira tem-se dividido entre a carreira de cantor e a de ator e, mesmo sem poder subir ao palco, por causa da pandemia, passou o último ano a gravar a novela da TVI "Bem me quer", sem nunca relegar a música. Em 2022, tudo está em aberto e, como assume, "tudo e possível, porque cada vez mais apetece-me fazer muita coisa ao mesmo tempo e coisas diferentes". "Estou neste momento a trabalhar no próximo álbum, a preparar os concertos dos 10 anos de carreira, mas quero continuar a representar, mesmo que o tempo não estique", acrescenta.
A 11 de fevereiro, o artista atuará no Bataclan, em Paris, e dois dias depois no Luxemburgo, antes de encher, a 18 de março, o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e o Multiúsos de Guimarães, a 26 de março. Antes, quer tirar o final deste mês de janeiro para férias "e namorar".
Online
Um artista sem exclusividade
Para já, "Natal em casa" é reservado às redes sociais e não é certo que vá parar à televisão, até porque David Carreira não tem exclusivo com nenhum canal. "Até agora não aconteceu porque sinto que, às vezes, é preciso mostrar que algo tem potencial e o digital dá essa possibilidade de o fazer sozinho. O facto de ter um milhão e meio num "live" é brutal." Perante isto, "se calhar, em breve, se possam ver conteúdos destes em televisão também". De resto, "sou exclusivo de mim próprio", conclui.