Cinco espetáculos coproduzidos por 12 teatros olham a Europa a partir de um lugar limite. Finisterra ocupa teatros S. João e Carlos Alberto até fevereiro.
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É a um Mundo "fora dos eixos", a um tempo de catástrofe, que se dirigem as cinco propostas que compõem Finisterra - Mostra de Espetáculos Internacionais, que ocupa os palcos do S. João e Carlos Alberto, no Porto, até final de fevereiro. São 12 teatros europeus em coproduções que rastreiam valores primaciais da identidade europeia - e se encontram, fatalmente, nessa matriz civilizacional e artística do teatro clássico grego.
"Katastrophé" designava, no contexto da tragédia antiga, o momento de convulsão, mudança brusca, reviravolta. E foi durante uma catástrofe - a emergência da pandemia covid em 2020, que fechou teatros ou limitou a sua atividade - que dois membros da direção da União dos Teatros da Europa (UTE), Nuno Cardoso e Florian Hirsch, urdiram o projeto "Catástrofe". Duplo objetivo: confrontar um Mundo em desagregação, primeiro com a pandemia, depois com a guerra da Ucrânia, além das fissuras de populismos, alterações climáticas e crises de migração.
O segundo objetivo era refundar a missão da própria UTE, algo esvaziada desde 2008, quando se interrompeu o festival que organizava anualmente (voltou fugazmente em 2019, mas logo foi abalroado pela covid), e retomar os princípios enunciados por um dos seus fundadores, em 1990, o então ministro da Cultura francês Jack Lang: "Contribuir para a construção da União Europeia através da cultura e do teatro, incentivar um movimento cultural coletivo capaz de superar barreiras linguísticas e desenvolver uma arte teatral entendida como vetor de fraternidade entre os povos".
porto apresenta tudo
Como chão comum para teatros de França, Eslovénia, Grécia, Espanha, Sérvia ou Portugal, surgiu como natural a dramaturgia clássica, porque "a fundação da ideia de Europa está delimitada pelos ideais e projetos que se encerram no teatro grego", diz Nuno Cardoso, diretor do S. João. Todos os espetáculos patentes na mostra fizeram já a sua estreia - o de Tiago Rodrigues e Anne Théron, "Iphigénie", abriu o último Festival de Avignon - mas a única cidade onde serão apresentados em conjunto é o Porto: "Finisterra é o corolário do projeto Catástrofe", diz Cardoso. "E trazê-lo para o Porto é olhar a Europa fora do eixo central do que se define como Europa. Porque há várias: a Grécia olha o Oriente, há os países de Leste, há o Ocidente".
Cada espetáculo resulta de uma "revisitação crítica dos textos clássicos que permita olharmo-nos a nós mesmos e à nossa época", explica o diretor, que enuncia especificidades: ""Iphigénie" é uma reflexão sobre a guerra [a partir da figura que foi sacrificada pelo pai, Agamémnon, que pretendia ventos favoráveis na partida para a Guerra de Troia]"; "Prometheus 22", coprodução de romenos e eslovenos, "fala da tecnologia e do conhecimento, revisitando o titã que desafiou os deuses ao roubar-lhes o fogo para o entregar à humanidade".
Há dois espetáculos que "representam a visão da sociedade através dos olhos da mulher": "Iokasté", de checos e eslovacos, coloca no centro a perspetiva de Jocasta, mãe e amante de Édipo, para abordar a misoginia e a masculinidade tóxica; e "Focs/Vatre", com eixo em Barcelona e Belgrado, baseia-se em "Feux", de Margarite Yourcenar, reflexão sobre o conceito de amor que tem por base figuras da mitologia grega, de Antígona a Safo.
A mostra completa-se com "Decalogue of anxiety", parceria de búlgaros e luxemburgueses, que parte de "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury, para uma jornada pela memória cultural através de dez textos, de Platão a Artaud, de Sófocles a Dostoiévski, interpretados por dez atores de diferentes nacionalidades.
Cartaz
"Iphigénie"
Teatro São João
Tiago Rodrigues e Anne Théron, hoje e amanhã
"Decalogue of anxiety"
Teatro Calos Alberto
Margarita Mladenova e Ivan Dobchev, 3 e 4 fev.
"Prometheus "22"
Teatro São João
Margarita Mladenova e Ivan Dobchev, 3 e 4 fev.
"Focs/Vatre"
Teatro São João
Carme Portaceli,
17 e 18 fev.
"Iokasté"
Teatro Carlos Alberto
Lukás Brutovsky,
24 e 25 fev.