O filme "Harry Potter e os talismãs da morte", de David Yates, bateu recordes nos Estados Unidos e Canadá no primeiro fim-de-semana de exibição, com 91,2 milhões de euros de receita de bilheteira.
Corpo do artigo
De acordo com dados estatísticos dos estúdios Warner, a adaptação da última história de JK Rowling arrecadou ainda 149 milhões de euros de bilheteira nos outros 54 países onde o filme estreou, incluindo Portugal.
"Harry Potter e os talismãs da morte", com direcção de fotografia de Eduardo Serra, está dividido em duas partes, com a primeira já estreada esta semana e a segunda agendada para Julho de 2011.
Os resultados de bilheteira, com cerca de 16 milhões de bilhetes vendidos, nos primeiros dias tornaram este filme no mais bem sucedido na estreia, entre todos os já exibidos sobre a saga do feiticeiro Harry Potter.
O novo filme apresentar Harry Potter (Daniel Radcliffe) e os amigos feiticeiros já adolescentes na luta contra Voldemort, fazendo quase esquecer os primeiros filmes, em que as personagens eram crianças, aprendizes de feitiçaria.
De acordo com a Warner, 25% dos espectadores têm entre 18 e 34 anos, mas há nove anos, quando chegou aos cinemas a adaptação de "Harry Potter e a pedra filosofal", era apenas de 10%.
"Na época, os mais novos foram ver o filme acompanhados pelos pais, agora vão sozinhos à sessão da meia-noite", referiu a distribuidora.
"Harry Potter e os talismãs da morte" está em exibição nas salas portuguesas desde quinta-feira mas ainda não foram divulgados números da bilheteira.