“Ai meu amor”, atingiu as 135 mil visualizações no Youtube nos primeiros meses do lançamento.
Corpo do artigo
Maura Airez nasceu em Almada em 1999. As recordações de infância levam-na diretamente para os braços do seu avô, na Mouraria, onde “era a tradição: o fado e as marchas populares”. Para a artista o fado “é como se fosse um chamamento”, algo que o destino tinha preparado para a jovem de 24 de anos, que como todos os jovens teve de “ganhar alguma maturidade para enveredar pelo mundo do fado”.
Em 2015, com os seus 16 anos, Maura Airez participou no Festival Model and Talent World, onde conquistou “o prémio de melhor talento no Festival”, que lhe deu a oportunidade de representar Portugal na Turquia, em 2016.
Maura Airez é filha de uma cantora portuguesa e de um antigo jogador de futebol argentino. A fadista considera que “a persistência, a força e a ambição” que considera ter, “além de ser em parte da educação” que recebeu da sua família, “vem também da mentalidade típica de um atleta de alta competição”, como o seu pai. Considerando-se “uma voz jovem, que conhece a tradição”, a fadista afirma que “não tem medo de reinterpretá-la e descobrir novos caminhos”. Evidência disso é o seu novo single, "Ai meu amor".
“Ai meu amor”, o primeiro single com assinatura de Maura Airez e do seu agente Miguel Domingues Garcia, foi lançado no dia 30 de junho. “Este novo tema é um folclore progressivo” reforça a fadista admitindo que a música tem tido “um feedback incrível”. O tema surge com a letra de Miguel Domingos Garcia, e a cantora confidencia que a música “fez-se em menos de um quarto de hora e parecia que já a tinha cantado 1000 vezes. Foi algo mesmo natural”. Apesar de ser jovem, Maura Airez refere que o seu single de estreia “é a ligação de uma fadista com uma sonoridade mais urbana, sem medo de experimentar e de quebrar barreiras”.